terça-feira, março 09, 2010

Shevchenko nasceu 196 anos atrás

O poeta ucraniano, Taras Shevchenko, que na Ucrânia habitualmente é referido como o génio nacional ou o profeta, nasceu 196 anos atrás na aldeia de Moryntsi, província de Kyiv.

Nascido como um servo, Shevchenko morreu como académico, foi sepultado inicialmente em São – Petersburgo, mas no poema “Testamento” expressou o seu desejo de ser sepultado na Ucrânia, algo que aconteceu em Maio de 1861, na cidade de Kaniv.

Venerado pelos ucranianos, o seu génio é constantemente atacado pelas criaturas apátridas mesquinhas, que pretendem provar que Shevchenko não era génio, que a língua ucraniana não existe (como alternativa, existe sim, mas foi inventada na Austro – Hungria) e como o resultado, as pessoas que vivem na Ucrânia e não dominam o nosso idioma não são simplesmente os atrasados mentais, mas até são “alternativamente dotados”, enfim, pontos de vista.

Saber mais sobre Taras_Shevtchenko.

Além disso, no dia 9 de Março de 1930, na cidade de Kharkiv, no edifício de Teatro de Ópera, começou o processo judicial contra os militantes da União de Libertação da Ucrânia (SVU).

Como recorda Borys Matushevskiy (um dos acusados), um dos investigadores no processo do SVU, Solomon Brook, repetia durante os interrogatórios: “Temos que colocar toda a inteligentzia ucraniana de joelhos, isso é a nossa tarefa – e essa tarefa será cumprida; a quem não rebaixaremos – então fuzilaremos”. Ao Hryhoriy Holoskevych, o autor do “Dicionário da língua viva ucraniana”, o mesmo Solomon Brook dizia: “É, pá, se deveria fuzilar toda a Ucrânia, mas, infelizmente – não é possível. Mas vocês, os intelectuais ucranianos serão todos exterminados”.

Fonte:
http://orestsokhar.livejournal.com/27304.html

Sem comentários: