quarta-feira, novembro 21, 2007

Mensagem do Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko

Mensagem do Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko à comunidade ucraniana do Mundo por motivo da comemoração dos 75 anos do Holodomor de 1932 – 1933

Queridos representantes da comunidade ucraniana no Mundo!

Irmãos e Irmãs!

Nestes dias a Ucrânia começa a comemorar o 75º aniversario do Holodomor de 1932 – 1933.
O Holodomor é uma das mais horríveis tragédias na historia da Humanidade. A consequência de uma política bem planificada e conscientemente realizada pelo regime totalitário comunista foi a aniquilação de milhões de nossos compatriotas. Segundo sua escala horrorosa o Holodomor superou as perdas do nosso povo durante a Segunda Guerra Mundial. Até agora nós sentimos as consequências daquele impiedoso e brutal terror, dirigido a um extermínio planificado da Nação ucraniana.
As acções do regime totalitário precisam ser julgadas pela comunidade internacional. Os diplomatas ucranianos, junto com a comunidade ucraniana mundial contribuíram muito pelo reconhecimento do Holodomor como genocídio da Nação ucraniana pela comunidade internacional e as suas instituições.
Por todas as partes, onde há nossa comunidade, deve ser preservada e dignamente comemorada a memória das vitimas inocentes do Holodomor. Clamo a todos à ajudarem na instalação dos centros de informação, programas educativos e exposições, dedicadas àqueles anos trágicos de 1932 – 1933.
Uma palavra especial aos jovens ucranianos no mundo. Peço responder as minhas palavras e com maior dedicação revelar um trabalho para apresentar ao mundo a verdade sobre o Holodomor.
Com todo respeito apelo a comunidade mundial e a gente de boa vontade, independentemente da descendência, no dia 24 de Novembro por todo mundo acender uma vela em memória às vitimas do Holodomor.
Entreguem este testemunho de verdade a cada povo e estado no mundo, para que no mês de Novembro de 2008 elas voltem como uma vela única à Ucrânia como um símbolo eterno e não perecível de nosso luto pelos milhões de irmãos caídos, símbolo de nossa unidade e fé da força inquebrantável do Povo ucraniano.
O nosso dever é unir as forças e fazer todo o possível para que estas páginas trágicas da História nunca sejam esquecidas!

A Ucrânia lembra! O Mundo reconhece!

Sem comentários: