sexta-feira, novembro 09, 2007

África e Holodomor



Ano 2007 é o ano em que se comemora em todo o mundo o 75º aniversário da tragédia que atingiu a Nação ucraniana em 1932 – 1933, a Grande Fome artificial, o Holodomor, acção deliberada e orquestrada pelo Kremlin, que ceifou a vida de cerca de 7 à 10 milhões de ucranianos.

Quer em África em geral, quer nos países de CPLP, existe pouco conhecimento sobre esta matéria. Para preencher a lacuna deste conhecimento, esperamos que todas as organizações ucranianas, todos os amigos e simpatizantes da Ucrânia dediquem uma porção do seu precioso tempo para divulgar o tema do Holodomor.

Para o efeito, o Congresso Mundial Ucraniano criou dois banners dedicados ao Holodomor, especialmente para Angola e Moçambique. Exortamos todos os interessados de usar estes banners em todas as acções de divulgação do Holodomor ao nível das respectivas nações.

Comunidade Ucraniana de Moçambique
p.s.
A artista que preparou os banners não queria ver divulgado o seu nome por achar que não merecia essa atenção. Mas depois de muita insistência nossa, ele concordou que nós divulgamos uma pequena biografia sua.

Sonja Van de Camp Moravski nasceu na Austrália, seu pai é holandês e a mãe ucraniana (nascida na Jugoslávia), o seu marido, Taras, é ucraniano, o pai dele, Dmytro também nasceu na Jugoslávia e a mãe nasceu na Alemanha (sem nunca esquecer, que nos anos 1650 um dos seus bisavós holandeses casou-se com uma espanhola).

Sonja Moravski trabalha para a Cooperativa Ucraniana de Crédito Dnister em Melbourne, já desempenhou as funções de directora artística do Rancho Folclórico Ucraniano Verchovyna (Melbourne), gosta de cantar as músicas ucranianas e toca o acordeão. Na meninice estudou na escola sabática ucraniana e na escola Católica Ucraniana em Melburne do Norte.

Sem comentários: