segunda-feira, maio 14, 2007

Festival Eurovisão’07, semi – final

No dia 10 de Maio, na capital da Finlândia, cidade de Helsínquia, teve lugar o semi – final do 52º edição do Festival Eurovisão da Canção, ganho em 2006 por surpreendente grupo Lordi. Os representantes dos 28 países deram o seu melhor, mas apenas 10 países tiveram o lugar no final do certame (9 deles pertencem à Europa Central, facto que mereceu críticas agressivas por parte do comentador português do concurso, Sr. Jorge Gabriel, que trabalha para a televisão pública portuguesa, a RTP). Mas isso só daqui para frente, agora vamos para o Hartwall Areena, palco do certame, apresentado neste ano pelos Jaana Pelkonen (vestido cor de rosa) e Mikko Leppilampi (fato branco) na Finlândia e pelos Isabel Angelino e Jorge Gabriel em Portugal.

Países participantes
Qualquer membro da União Europeia de Rádio e Televisão pode participar no Festival. Em 2007, após a confirmação da desistência do Mónaco, o Festival contou com a presença de 42 países.
Novas entradas: Geórgia, Montenegro, República Checa, Sérvia.
Reentradas: Áustria, Hungria

Pela primeira vez, a semi – final contou com a presença de 28 países

1. Bulgária, Elitsa Todorova e Yankoulov, Water
Era um tema folk bastante rápido, com muito barulho, me pareceu com a músicas da Ruslana. Menina tinha as calças de napa vermelha que achei um pouco fora da moda. Cantaram em búlgaro e passaram para o final.

2. Israel, Teapacks, Push The Button (Carrega no botão)
Os tipos pareciam com Gogol Bordello, mas tinham muito menos drive do que Eugene Hudz e Co. Cantaram em Inglês, Francês e hebreu e não cativaram o público. Comentador português, Jorge Gabriel: “país israelita”...
3. Chipre, Evridiki, Comme Ci, Comme Ça (Assim, assim)
Mostraram um euro beat da qualidade razoável. Mas a moça tinha umas manchas esquisitas nas mãos, cantou inteiramente em francês (única no concurso) e já estava no festival em 1992 e 1994. Não foi escolhida.
4. Belarus, Dmitriy Koldun, Work Your Magic (Trabalha a tua magia)
Belarus tinha uma boa e interessante coreografia (meninas a flutuar numa parede), mas a cara do rapaz era fraquinha para ser um “pop – star” à sério. Koldun, que foi o fundador do primeiro clube de fás da Princesa Diana em Belarus, estava vestido de preto e cantou em inglês. Comentadores portugueses lhe chamavam de Kaldun, Kuldun e traduziram o seu sobrenome como “mágico”, enquanto na verdade, este significa “bruxo”. Passou para o final.
5. Islândia, Eiríkur Hauksson, Valentine Lost (Perda do Valentim)
Era um rock nórdico às meias com John_Bon_Jove. Próprio cantor parecia uma cópia do actor austríaco Klaus Maria Brandauer. Em 1991 Eiríkur já concorreu pela Noruega, cantou em inglês, não cativou o público.
6. Geórgia, Sopho Khalvashi, Visionary Dream ( Sonho visionário)
Sapho têm uma extraordinária voz forte e bonita, ela canta desde os seus 13 anos, em 2002 já ganhou o concurso “New Dream” na Letónia, patrocinado pelo famoso compositor e maestro letão Raimonds Pauls. Era acompanhada pela tradicional dança geórgica, homens com espadas. Cantou em inglês.
7. Montenegro, Stevan Faddy, Ajde Kroči (Vem, aproxima-te)
Consegui compreender em toda a música que alguém, talvez o cantor, “gosta de olhos negros” de outra. Era cantado em servo – croata. Não foi escolhido.
8. Suíça, DJ Bobo, Vampires Are Alive (Os vampiros estão vivos)
Parece que este DJ era muito conhecido na Europa nos anos 80, mas a música dele não evoluiu desde daí. Cantou em inglês e não encantou.
9. Moldova, Natalia Barbu, Fight (Luta)
Natalia tinha um visual muito arrojado e bastante sexy, parecia com a Cristina Aguilera, mas podia mexer-se no palco um pouco mais. Cantou em inglês. Apresentadores portugueses, como não podia de ser, chamaram o seu país de “Moldavia” e traduziram o titulo da música “Fight” como “guerra”.
10. Países Baixos, Edsilia Rombley, On Top Of The World (No topo do mundo)
Em 1997 ela ganhou o concurso “Chuva de estrelas”, em 1998 ficou no 4° lugar na Eurovisão. Cantou em inglês um tema soul com a voz parecido com a da Anastasiya, mas menos bonito.
11. Albânia, Frederik Ndoci e Aida, Hear my Plea (Oiça o meu apelo)
As músicas do Frederick Ndoci já foram nomeadas para 7 prémios Grammy. O tema era em inglês e tinha violino e fortes motivos étnicos.
12. Dinamarca, DQ, Drama Queen (Rainha do Drama)
Nos seus shows habituais, rapaz muda a roupa até 13 vezes, agora ficou pelas três. Ele trabalhou um ano como cabeleireiro, em 1998 começou a carreira no palco imitando a Tina Turner. Ganhou o concurso chamado “Shining star” e podia ser forte concorrente a Verka Serdyuchka, se fosse escolhido. Mas não foi. Também tinha a cara muito masculina e cantou em inglês.
13. Croácia, Dragonfly e Dado Topić, Vjerujem U Ljubav (Acreditamos no amor)
Rockeiros tipo “Aerosmith”, definitivamente velha guarda, cantaram em croata.
14. Polónia, The Jet Set, Time To Party (Tempo da farra)
Miscelânea entre 3 meninas pop com 3 rapazes rap. Uns eram mulatos, nascidos na Grã – Bretanha, outros russos. Cantaram em inglês e não encantaram. Polónia não têm maneira de acertar na sua escolha.
15. Sérvia, Marija Šerifović, Molitva, (Oração)
Maria – rapaz com um look lésbico era acompanhada por cinco meninas de fato e gravata. Cantou em sérvio, têm um a voz forte e bonita. Passou para o final.
16. República Checa, Kabát, Malá dáma (Pequena senhora)
Rockeiros com 25 anos da carreira, tema era um hard – rock em checo, mas a voz do líder era rouca de mais. Não se safaram.
17. Portugal, Sabrina, Dança Comigo (Vem Ser Feliz)
Começou a cantar com 25 anos no bar karaoke dos pais. Visual de João Rôlo até não era mal, mas também não tinha nada de especial. Fiz provas para cantar com rei do pimba português, Emanuel, foi apadrinhada e apoiada por ele, e a sua música era uma pimba! Maio Ágata, meio Tony Carreira, meio Emanuel (só que não foi apimentada). Era bem fraquinha, principalmente se comparar com a cantora da Noruega, que cantou mesmíssimo tema, só que em espanhol “Ven A Bailar Conmigo”. Terra e Céu. Cantou em Português com refrão em Espanhol, Francês e Inglês. Voltou para casa mais cedo.
18. Macedónia, Karolina Gočeva, Mojot Svet (O meu mundo)
Editou o seu primeiro disco aos 12 anos, aos 14 já teve 14 prémios, já participou na Eurovisão em 2002. Hoje, com 27 anos tinha música e coreografia muito bonitos. Cantou em macedónio e passou para o final.
19. Noruega, Guri Schanke, Ven A Bailar Conmigo
Tinha a cara muito enrugada, cantou um pop de qualidade em espanhol e inglês, mudou de roupa uma vez. Não foi escolhida.
20. Malta, Olivia Lewis, Vertigo
Cantora têm 29 anos e tentou entrar no Festival em cinco ocasiões. Sexta foi bem sucedida. Cantou um pop de qualidade em inglês, mas não foi escolhida.
21. Andorra, Anonymous, Salvem El Món (Salvem o mundo)
Era rock para jovens, tipo “Blink 182” ou “Foo fighters”, cantaram em espanhol e inglês. Não se safaram.
22. Hungria, Magdi Rúzsa, Unsubstantial Blues
Em 1996 Magdi ganhou o concurso “Mega – star”, em 2006 foi considerada artista – revelação do ano na Hungria. Cantou em inglês, tinha uma voz forte e passou para o final.
23. Estónia, Gerli Padar, Partners In Crime (Bradas no gamar)
Cantora, actriz, bailarina, apresentadora da TV tinha muito estilo. Têm uma belíssima voz, canta e mexe-se no palco muito bem. A sua irmã já ganhou o Concurso em 2001. Para mi, foi maior injustiça do concurso, era muito mais lógico tirar fora a Bulgária ou a Turquia, mas gostos são gostos. Cantou em inglês.
24. Bélgica, The KMG's, Love Power
Disco dos anos 80: música, roupa, cabelo, não tinham graça nenhuma. Cantaram em inglês e foram rifados.
25. Eslovénia, Alenka Gotar, Cvet Z Juga (Flor do sul)
Look muito gótico, minha esposa disse: “parece uma bruxa”, eu achei que moça é parecida com a ícone lésbica, “Xena – princesa guerreira”. Têm 29 anos, desde 2004 canta na ópera de Ljubljana. Tema era uma “casamento” bonito entre opera e pop. E ainda tinha um espelho “mágico” na mão, que iluminava a sua cara na escuridão. Cantou em esloveno.
26. Turquia, Kenan Doğulu, Shake It Up Şekerim (Abana-o, querida)
Dança parecia o hopak ucraniano, em termos musicais era uma mistura entre a Shakira e Tarkan. Rapaz já canta durante 5 anos, estudou nos EUA.
27. Áustria, Eric Papilaya, Get A Life - Get Alive (Tenha a vida, continua vivo)
Filho do pai indonésio e mãe austríaca, jovem ganhou em 2005 o concurso “Starmania”. Os seus dançarinos – 2 galos e 2 galinhas vermelhas, assim como um laço vermelho de SIDA e a própria letra da música eram uma propaganda anti – SIDA. Acho que a FDC Khuluvuka deve contratar o rapaz. O próprio era vestido numa coisa prateada e cantou em inglês. Não convenceu.
28. Letónia, Bonaparti.lv, Questa Notte (Esta noite)
Um grupo de bem dispostos e bem humorados rapazes que cantaram a opera light em italiano. Achei bastante graça calças jeans e chapéus altos (cilindros). Para me – aquilo era exemplo de verdadeiros europeus, muita classe nas coisas símiles.

Notas finais:

Para o final passaram: Belarus, Macedónia, Eslovénia, Hungria, Geórgia, Letónia, Sérvia, Bulgária, Turquia e Moldova.
Concurso foi visto por mais de 200 milhões de espectadores em todo o mundo, pela primeira vez, o certame era transmitido para a Austrália.

Comentário dos apresentadores portugueses: “essas meninas russas, são verdadeiros cérebros”! Na realidade, nome do grupo russo “Serebro” quer dizer “prata”. Mas que intelectuais da fina flor...

E claro, sem esquecer que a Verka foi chamada de Serdyuka, Jorge Gabriel dizia assim: “Verka Serdyuka”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois...mas a Sabrina (Portugal) não passou à final por 3 pontos, ficou em 11º lugar, enquanto que a a mãe dela (Noruega) ficou em 18º. É verdade que a Sabrina não tem grande voz, mas esforçou-se, teve uma boa performance, na minha opinião o vestido era lindíssimo e, acima de tudo, a música entrava no ouvido facilmente, tinha ritmo.

Jest nas Wielu disse...

Querido anónimo, por este andar, Portugal terá mesmo alguma hipotese é com o Zé Cabra. Problema, é que Portugal não têm muitos amigos e a emigração não apoiou a rapariga em peso...

Anónimo disse...

Só podiam ter sido mesmo os Ucranianos emigrados em Portugal (que são muitos) a dar 12 pontos à Ucrânia, uma vez que a canção não era das melhores. Mas é uma forma válida de se angariar pontos e isso é que conta :)

A anónima chama-se Maria.

Gostei do teu Blog. Foi rápido chegar de Portugal a África, para visitar um Ucraniano :)

Beijos,

Maria