sexta-feira, maio 04, 2007

Comissão Europeia em Moscovo ameaçada

A Representação da Comissão Europeia em Moscovo alertou hoje, dia 4 de Maio, todos os seus funcionários para deixarem o escritório na Marginal de Kadashevski 14/1 e continuarem a trabalhar em casa. Às 14h00, mais de 100 funcionários deixaram apressadamente as instalações da Comissão.

A Representação da Comissão Europeia teme o ataque dos “organizações radicais juvenis”, que pretendem hoje a tarde fazer um comício de protesto junto às instalações da Comissão. “Já que o líder da (organização) Nashi, Vasiliy Yakimenko manifestou o seu desejo de participar no protesto, nós estamos seriamente preocupados com a segurança dos nossos colaboradores”, - disseram na Comissão sob o anonimato.

Ontem, no dia 3 de Maio, movimento totalitário “Nashi” terminou o cerco da embaixada da Estónia, que durou sete dias. Durante este tempo, os membros do movimento bloquearam o carro da Embaixadora da Estónia, atacaram o carro do embaixador da Suécia, arrancaram e profanaram a bandeira da Estónia, atiraram as pedras e outros objectos contra o edifício da embaixada. No fim, o führer do movimento, Vasiliy Yakimenko afirmou que vai lutar pela desmontagem da Embaixada da Estónia em Moscovo.
Resposta da Comissão Europeia
Exmo. Senhor,
Acusamos recepção da sua mensagem e agradecemos desde já o seu apoio. Relativamente à sua preocupação face aos acontecimentos ocorridos em Tallin e Moscovo, gostaríamos de o informar que a Presidência do Conselho da União Europeia, actualmente a cargo da Alemanha, está a acompanhar de perto a situação e emitiu um comunicado em nome da União Europeia no qual expressa grande apreensão relativa aos acontecimentos entre um Estado Membro da União Europeia – Estónia – e a Federação Russa. Neste comunicado, a Presidência da União Europeia declara que as autoridades russas devem respeitar na íntegra as obrigações internacionais decretadas pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. O texto deste comunicado (apenas disponível em inglês), publicado a 2 de Maio de 2007 pode ser encontrado em:
http://www.eu2007.de/en/News/CFSP_Statements/May/0502BoEstland.html

A título adicional, informamos que a Comissão Europeia está em total sintonia com a posição e postura adoptadas pela Presidência alemã da União Europeia, pressionando o governo Russo a solucionar as divergências com a Estónia através do diálogo, por um lado e, por outro, a prover uma protecção adequada à embaixada e aos representantes de um Estado Membro da União Europeia. Por fim, quer a Comissão Europeia quer a Presidência são da opinião que os problemas que surgiram devem ser resolvidos com espírito de compreensão e respeito mútuo. Esperamos que esta informação lhe seja de utilidade e que tenha respondido às suas questões e inquietações. Para mais informações sobre a União Europeia não hesite em contactar o EUROPE DIRECT. Atentamente, EUROPE DIRECT Comemorar a Europa! Tudo sobre as comemorações do quinquagésimo aniversario da UE.

Sem comentários: