quinta-feira, maio 03, 2007

Nacionalistas russos atacam os diplomatas da UE

Juventude nacionalista russa atacou embaixadores da Estónia e da Suécia em Moscovo
O Consulado da Estónia em Moscovo foi atacado com as pedras
Em Sankt – Petersburgo foram assaltados Vice – Cônsul e Secretário da Embaixada da Suécia.


Vários ataques contra os representações diplomáticas ocidentais sediadas em Moscovo, tiveram lugar ontem e hoje, dias 2 e 3 de Maio.

Os representantes do movimento juvenil Nashi – uma espécie da Juventude Hitleriana afecta ao Kremlin, forçaram em Moscovo a entrada no local, onde a Embaixadora da Estónia, Sra. Marina Kaljurand preparava-se para dar a conferência da imprensa. Os seguranças da embaixadora, viram-se obrigados a usar o gás – pimenta, para proteger a diplomata europeia da escumalha nacionalista. Felizmente a Sra. Kaljurand não foi atingida, mas neste momento ela equaciona a necessidade de deixar a Rússia e voltar à Estónia.
Outro grupo dos vândalos afectos ao movimento, atacou o carro da Embaixadora, arrancando a bandeira da Estónia e profanando-a, escreve RIA «Novosti». Cerca de 16h00 (17h00 em Maputo), um destes Hóng Wèi Bīng vermelhos, conseguiu entrar no telhado da Embaixada da Estónia e arrancar a sua bandeira nacional. Ele e mais dois membros do movimento totalitário foram presos pela polícia de intervenção rápida russa (OMON) e mais tarde multados em apenas 500 rublos (cerca de 20 USD).

O movimento totalitário Nashi sente-se completamente à vontade nessa situação. O führer do movimento, Vasiliy Yakemenko até anunciou a data de desmontagem da Embaixada da Estónia em Moscovo – dia 12 Junho de 2007. Movimento reclama que já conseguiu reunir 100.000 assinaturas neste projecto caricato.
Desde dia 27 de Abril, a Embaixada da Estónia está bloqueada pelos activistas das organizações totalitárias, como “Nashi”, “Rússia Jovem”, “Guarda Jovem” e “Locais”. O consulado da Estónia em Moscovo ficará fechado pelo menos até o dia 9 de Maio, comemorado na Rússia como o dia da Vitória.

Embaixada da Estónia em Moscovo
Maly Kislovsky Pereulok, № 5
125 009, Moscovo
RússiaTel: (+7 495) 737 36 40
Fax: (+7 495) 737 36 46
e-mail: Embassy.Moskva@mfa.ee

Suécia expressou “uma protesto verbal ríspido” à Rússia

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia manifestou “uma protesto verbal ríspido” à Moscovo, pelo sequestro do carro do Embaixador sueco Juhan Mulander, que aconteceu no mesmo dia, 2 de Maio junto à Embaixada de Estónia em Moscovo. O protesto foi expresso na conversa telefónica entre Primeiro Vice – Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sra. Franca Belfrage e embaixador da Rússia no Suécia – Alexander Kadakin. Embaixador Kadakin também foi chamado ao MNE sueco para dar explicações sobre o sucedido. Primeiro – Ministro da Suécia, Sr. Fredrik_Reinfeldt considera que o incidente com o carro do Embaixador é “bastante grave”.

China começou a desmontagem do monumento militar soviético

Embaixador da Rússia na China, Sergey Razov informou os jornalistas que a China começa os trabalhos da transferência da campa militar soviética do Parque da Cultura de Harbina para a parte ortodoxa do cemitério local.
No entanto, nem na China, nem na Rússia foram vistos qualquer movimentações de protesto, ou campanhas de boicote da massa chinesa ou dos seus casacos de cabedal.

Pode ser que a resposta à esta “enigma” está aqui:
China: população de 1,3 bilhões de cidadãos, exército de 2,5 milhões de homens
Estónia: população de 1,3 milhões de pessoas, exército de 4,500 homens.

Polónia também prepara-se para desmontagem de todos os monumentos soviéticos

Ministério da Cultura e da Herança Nacional da Polónia, está preparar um programa, que permitirá os autoridades locais desmontar e transferir todos os monumentos de cariz comunista. Ministro da Cultura, Kazimierz Ujazdowski disse que o programa “permitirá limpar as cidades e ruas polacas dos símbolos da ditadura comunista, como exógenas à tradição polaca”.
Um dos primeiros monumentos que poderá ser desmontado é monumento em memória da unidade militar polaco – soviética, plantado em 1945 pela URSS no bairro de Praga, parte da cidade de Varsóvia.
Mas já antes, o Comité de Katyń (comité dos descendentes dos cerca de 30.000 oficiais e soldados polacos, que foram assassinados pela NKVD soviética em 1939 na localidade de Katyń, Rússia numa das consequências do Pacto Ribbentrop - Molotov), tinha solidarizando-se com o Governo da Estónia, no seu desejo legítimo de retirar os “monumentos soviéticos”.
“O Comité de Katyn está solidário com o Governo da Estónia independente e apoia a sua decisão de desmontagem dos monumentos soviéticos, símbolos do império vermelho. Com muita repugnação vimos as declarações dos representantes da Rússia que ameaçam a Estónia com a corte das relações diplomáticas”, - afirma-se na declaração especial do Comité. Comité também chama atenção ao facto do que a Polónia “durante 50 anos sofreu com a ocupação soviética, e os monumentos soviéticos eram e são testemunhos de escravidão e mentira, chauvinismo grão – russo”.
"Os monumentos soviéticos popularizavam e criavam uma base teórica sobre a versão mentirosa soviética, pretendendo passar o Exército Soviético como a libertadora dos povos", - disse Comité de Katyn.
"Chegou o tempo de retirar os monumentos soviéticos das ruas das cidades polacas. É uma vergonha, que para a conservação e manutenção de dois mil monumentos soviéticos, do bolso do contribuinte polaco continuam a sair milhões de zloty", - diz o documento.
Presidente polaco Lech Kaczyński e seu homólogo da Estónia, Toomas Hendrik_Ilves discutiram este problema pelo telefone. Presidente Kaczyński disse que o seu país está observar a situação na Estónia muito de perto.

P.S.

Em jeito do fecho da nossa edição...

Hoje de manha, dia 3 de Maio, os vândalos com motivação política, pertencentes às organizações totalitárias russas, lançaram pedras contra o Consulado da Estónia em Moscovo. Ataque resultou em alguns vidros partidos.

Secretário – Geral da NATO manifesta o seu apoio à Estónia

O Secretário Geral da NATO, Sr. Jaap de Hoop Scheffer assegurou ao Presidente da Estónia, Sr. Toomas Hendrik_Ilves que Aliança apoia a Estónia e manifestou a sua preocupação sobre acções da Rússia em relação aos seus vizinhos.
“Transferência do Monumento da II G.M. é assunto interno da Estónia”, - disse Secretário – Geral da Aliança. Alem disso, Sr. Jaap_de_Hoop_Scheffer disse que a Rússia deve desbloquear imediatamente a Embaixada da Estónia em Moscovo, parando de violar a Convenção de Genebra e garantir a segurança dos diplomatas. Secretário – Geral da NATO também manifestou a sua preocupação sobre os ataques contra os sítios da Internet que pertencem aos organismos estatais da Estónia. Por sua vez, Presidente . Toomas_Hendrik_Ilves informou que estes ataques estão ser conduzidos à partir dos computadores que pertencem aos organismos estatais russos.

E na cidade russa de Sankt – Petersburgo, foram assaltados Vice – Cônsul e Secretário da Embaixada da Súcia. Ameaçando os diplomatas europeus com a faca, os assaltantes levaram 6.000 rublos (cerca de 230 USD) e 50 EURO.

Sem comentários: