quinta-feira, março 15, 2007

Hotel Quatro Estações vai cair em menos de um minuto

Jovens ucranianos usam o telhado do edifício, para organizar um pequeno, mas colorido flash – mob

Na capital moçambicana, cidade de Maputo, continuam a decorrer os preparativos que culminarão com a demolição, por explosão, do edifício “Hotel Quatro Estações”, localizado na zona marginal da cidade.
A Sociedade Predial “Quatro Estações”, actual proprietária daquele edifício, definiu a manhã de 31 de Março corrente, como a data definitiva para demolir o edifício, tarefa confiada à “Controlled Demolition Incorporated”, entidade que prevê que o prédio cairá completamente em apenas 15 segundos.
Actualmente, está a ser feita a marcação de locais onde os explosivos deverão ser colocadas e, paralelamente a este trabalho, as partes envolvidas estão a terminar acertos com a empresa “Explosivos de Moçambique”, que irá fornecer os explosivos para demolir aquela estrutura de betão armado.
Sabe-se, que as partes envolvidas na gestão deste processo concluíram com sucesso os preparativos, exigidos pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo e pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental. Por outro lado, iniciou-se um trabalho de sensibilização à população circunvizinha, sobre as medidas que devem ser adoptadas no momento da demolição e dos cuidados a ter posteriormente.
Embora não se sabe de que maneira serão indemnizados os proprietários dos variadíssimos negócios, formais e informais, que rodeiam o edifício em questão: clube “Marítimo”, estação de serviços GALP, casino de Maputo, mercado do peixe e as suas esplanadas de comes e bebes, etc.
A construção do Hotel "Quatro Estações" teve início na década de 70, visando a implantação de uma unidade hoteleira na marginal de Maputo. Entretanto, em 1974, a obra foi interrompida, com o nível de 60% – 70% de acabamento, sem nunca mais edifício beneficiar de qualquer melhorias.
Ao que se sabe, a explosão irá gerar uma nuvem de poeira que levará entre 5 à 20 minutos a dissipar, em função das condições climatéricas do dia.
No futuro, cerca de 80% do espaço do actual prédio "Quatro Estações", alegadamente, irá acolher as instalações da embaixada dos EUA em Maputo, enquanto que as outras 20%, continuará com a Sociedade Predial “Quatro Estações”, que pretende montar lá as infra-estruturas de lazer.
Aproveitando os poucos dias, quando o prédio ainda está de pé, um grupo de jovens ucranianos decidiu fazer uma visita ao edifício, que terminou com um pequeno flash – mob, colorido pelas bandeiras e cachecóis de dois países amigos. O evento pretendia cimentar a amizade Moçambique – Ucrânia, recordando ao mesmo aos responsáveis ucranianos, sobre a necessidade urgente de abrir alguma representação diplomática no país.

Fonte: mediaFAX, UHMinform

1 comentário:

Anónimo disse...

não se trata de uma explosão mas sim de uma implosão