domingo, março 25, 2007

Explosão em Maputo



Neste sábado, dia 25 de Março, fizemos uma pequena ronda pelos bairros da capital moçambicana, cidade de Maputo, locais que foram mais atingidos pela explosão no maior depósito de munições em Moçambique – paiol de Malhazine.

Pelas últimas informações, a explosão provocou cerca de 100 mortes e mais de 450 feridos (19 pessoas faleceram nos cuidados intensivos do Hospital Central de Maputo, noticiou a televisão pública moçambicana TVM). Em resultado da explosão também foi atingido o Hospital Psiquiátrico de Infulene e várias fábricas, armazens, locais de culto e residências, situados na zona do impacto.

Em geral, podemos constatar que a cidade está practicamente recomposta, embora nas zonas suburbanas ainda há muita coisa por fazer.

P.S. A televisão portuguesa, RTP, surpreendeu ontem pela negativa, pois no telejornal de 20h00 (hora portuguesa) não foi dito absolutamente nada sobre a situação em Maputo, com destaques para a universidade Moderna, FCP, DR Congo, Iraque, futebol, enfim, tudo menos situação no “país irmão”. E depois ainda vão falar do “relacionamento especial com a África lusófona”...

Sem comentários: