quinta-feira, março 29, 2007
quarta-feira, março 28, 2007
Ucrânia 1: 0 Lituânia
A Ucrânia está ganhar desde o minuto 47, golo solitário de Gusev. Se a Ucrânia ganhar hoje, poderá ficar (pelo menos temporariamente) em igualdade pontual com dois líderes do grupo B, selecções da Escócia e França.
O jogo está a decorrer na cidade sulista de Odessa, no estádio de FC Chornomorets, joga-se o minuto 70.
P.S. Um pouco mais tarde, numa pequena comunidade de sérvios, ucranianos e ucraniano – sérvias, estávamos nós assistir o jogo entre a Sérvia e Portugal, transmitido pelo canal SuperSport da África do Sul (jogo acabou por ser empatado a um golo, pelo lado sérvio marcou Boško Jankovic, jogador do RCD Mallorca de Espanha), ficamos autenticamente chocados pelos comentários do moçambicano Henrique Ali. Parecia que homem pretendia ser “mais português que os próprios portugueses”: exigia cartões contra jogadores sérvios, desvalorizava todos os lances deles e sobvalorizava os dos portugueses, enfim subserviência da pior espécie...
Homem até recordou o feitio “histórico” da turma das quinas de ganhar duas (não uma, imaginem, mas duas) vezes por 8 à 0 a selecção de Liechtenstein. Mas que obra!...
Super – modelo Tasha de Vasconcelos em Maputo
O referido evento teve a participação dos representantes do Gabinete da Primeira Dama, da coordenação do CREISPU, e da pequena representação da comunidade ucraniana de Moçambique, que estive no evento na qualidade de funcionários e docentes do ISPU.
O evento contou com a animação cultural do grupo de timbila “Txiculo”, recitação de poesia em língua moçambicana de xitsua (com tradução para o português) e até uma pequena demonstração de como deve ser feito um desfile de moda, protagonizada pela própria Tasha de Vasconcelos.
Estando em Moçambique em Março do ano passado, Tasha de Vasconcelos tinha visitado as crianças desfavorecidas na Beira. Esta visita a comoveu bastante, tendo decidindo angariar os fundos para minimizar o sofrimento das crianças naquela província. Durante um ano, Tasha de Vasconcelos conseguiu juntar 250.000 USD (no encontro, Tasha confidenciou que uma parte foi dada pelo voluntarioso Príncipe Albert II de Mónaco), que em parceria com o Gabinete de Primeira Dama de Moçambique, Sra. Maria da Luz, serão investidos na construção de orfanato no distrito de Muanza, na província moçambicana de Sofala.
Hoje, no dia 28 de Março, já em Muanza, Tasha de Vasconcelos lançará a primeira pedra, daquilo que prometeu como sendo apenas o início da sua acção humanitária à favor dos mais necessitados em Moçambique.
Numa sessão de perguntas e respostas, Tasha de Vasconcelos contou que desde criança queria ajudar os outros, e que durante a sua carreira de actriz e modelo sentiu que a vida de apenas glamour e fama, é uma vida de alguma forma vazia. Por isso, criou a Associação AMOR, juntando uma equipa de trabalho internacional (RP Axel Scmitt e fotógrafo Pierre Hounsfield, alem de outros), que pretende investir dinheiro, trabalho e amor intervindo socialmente para ajudar os órfãos moçambicanos a crescerem e desenvolverem o seu próprio país.
Quem é a Tasha de Vasconcelos?
Mini – Biografia
Essa foto foi tirada aqui
Tasha de Vasconcelos (Tasha Mota e Cunha de Vasconcelos) nasceu aos 15 de Agosto de 1966 na cidade de Beira em Moçambique, filha de pai português e mãe britânica. Depois da Independência de Moçambique, a sua família mudou-se para o Canadá, onde Tasha fez os Estudos Internacionais na Universidade de British Columbia. Em 1998, Tasha foi graduada em Estratégia Internacional pelo Centro de Estudos Diplomáticos e Estratégicos em Paris.
Tasha entrou no mundo de modelos no Canadá, pousando para o fotografo Nova Iorquino Steven Meisel, que conseguiu para Tasha a sua primeira capa de revista “Vogue”. A sua estreia no cinema aconteceu no filme francês Riches, belles, etc. (1998), contracenando com a Claudia Cardinale, Marisa Berenson e Anouk Aimèe. Tasha estudou a arte de representar na Escola Central de Discurso e Drama, que lha ajudou a representar Lauren, uma jovem sensual na série de humor britânico "Perfect World" (2000), produzida pela BBC.
No famoso remake do Assassinato no Orient Express (2001) (série produzida pela CBS), Tasha fez o papel de Vera Rossakoff, uma ladra de diamantes russa, contracenando com o veterano do Hollywood, Alfred Molina. Depois seguiram-se "Largo Winch" (2001, Reino Unido) e participação na série britânica "Caçadores de relíquias" (1999).
Em 2002, Tasha contracenou com Gael Garcia Bernal, entrando numa produção independente, filme Dot the I (2003), que foi muito bem recebido no Festival de Cinema de Sundance’03. Tasha ainda participou na peça teatral "Uma Manha Encantada" no Teatro Real de Londres, ao lado de Judi Dench e Gillian Anderson e na gala da Associação de doentes de Neurofibromatosia (uma desordem neurológica).
Em Abril de 2003, Tasha entrou na produção de Hollywood, filme cómico Johnny English (2003) dirigido por Peter Howitt, que contou com actores como Rowan Atkinson (Mr. Bean), Natalie Imbruglia e John Malkovich.
Além das suas capacidades artísticas, Tasha de Vasconcelos pratica equitação e pentatlo. As suas melhores recordações são da sua meninice em Moçambique: os seus cavalos Panda e Chamba, longos passeios de bicicleta, etc.
Outra paixão da Tasha é ajudar às crianças desamparadas, dando a sua mão às iniciativas de caridade como Fundo de crianças Nelson Mandela e Associação de Crianças Toxico dependentes em Portugal. Tasha de Vasconcelos é embaixadora de boa vontade para UNICEF para as crianças de má nutrição na Bolívia e para as crianças vítimas de guerra em Angola. Tasha também foi apontada pela Primeira Dama de Bolívia como a embaixadora de boa vontade no projecto "Crianças de Pailaviri".
Biografia disponível em inglês aqui e mais fotos aqui
Ucranianas de todo o mundo visitam Moçambique
P.S. O avo da menina Nusya emigrou para a Austrália no final dos anos 40, ele era o médico veterinário, depois, mais tarde, se tornou o pároco ucraniano na cidade de Woollongong, infelizmente já faleceu.
terça-feira, março 27, 2007
Sete bilionários vivem na Ucrânia
Posição - Nome - País - Idade - Fortuna em bilhões
214 Rinat Akhmetov ---- Ucrânia - 40 - 4.0
323 Victor Pinchuk --- ---Ucrânia - 46 - 2.8
488 Serhiy Taruta ------- Ucrânia - 52 - 2.0
488 Vitaliy Hayduk ------ Ucrânia - 49 - 2.0
799 Ihor Kolomoyskyy --- Ucrânia - N/A - 1.2
799 Henadiy Boholyubov - Ucrânia - 45 - 1. 2
891 Kostyantin Zhevago -- Ucrânia - 33 - 1.0
A equipa de revista norte – americana Forbes, encontrou no ano de 2006 um número recorde de 946 bilionários. Entre eles, 178 são novatos, incluindo 19 russos, 14 indianos, 13 chineses e 10 espanhóis, além dos primeiros bilionários provenientes do Chipre, Oman, Roménia e Sérvia.
Quase ninguém deles é um industrial, as suas fortunas, regra geral, foram feitas fora do aparelho produtivo: média, imobiliário, dumpling ou etanol. Dois terços dos bilionários do ano passado tornaram-se mais ricos, apenas 17% empobreceram, incluindo os 32 “pobres diabos” que caíram fora do marco de um bilhão. Em média, cada um deles possui a fortuna avaliada em $3.6 bilhões.
Ler mais
Ucranianos no Brasil elegem a sua liderança
A mais concorrida Assembleia Geral dos últimos trinta anos da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana (TPUK), elegeu no sábado último, a nova Directoria para o biénio 2007-2008. O associado Marcos Nogas é o novo Presidente. A Directoria ficou composta assim: Presidente – Marcos Nogas, 1º Vice – Presidente: José Groxko, 2º Vice – Presidente: Jairo Oscar do Nascimento, 1ª Secretária: Miriam Groxko, 2º Secretário: Wolodomyr Galat, 1º Tesoureiro: Erhard Dubezkyj, 2º Tesoureiro: Paulo Micahlzechen. Conselho Fiscal: Methódio Groxko, Augusto Colinski, Guenho Groxko. Suplentes: Michael Sosiak, Roseli de Cástro Kutenski, Osmar Guimarães.
Fonte
domingo, março 25, 2007
Explosão em Maputo
Pelas últimas informações, a explosão provocou cerca de 100 mortes e mais de 450 feridos (19 pessoas faleceram nos cuidados intensivos do Hospital Central de Maputo, noticiou a televisão pública moçambicana TVM). Em resultado da explosão também foi atingido o Hospital Psiquiátrico de Infulene e várias fábricas, armazens, locais de culto e residências, situados na zona do impacto.
Em geral, podemos constatar que a cidade está practicamente recomposta, embora nas zonas suburbanas ainda há muita coisa por fazer.
Belarus – Dia de Liberdade
A praça de Kastrychnycka na capital da Belarus, cidade de Mensk (Minsk) está cercada pela polícia de intervenção rápida, que tenta dividir as pessoas em dois grupos (para domina-los mais facilmente). Há registos de choques com a polícia.
Os belarusos gritam as palavras de ordem, contra a última ditadura europeia: “Viva Belarus” (Жыве Беларусь!) e “ESSA CIDADE É NOSSA” (ЭТО НАШ ГОРОД!)
Desejamos ao povo da Belarus alcançar a sua Liberdade o mais rapidamente possível!!!
quinta-feira, março 22, 2007
Paiol explode em Maputo
Depois, o edifício foi sacudido por abalos menores, cada 3 – 5 minutos (já deu uns 20). Toda a gente fugiu, fiquei eu, que faço este serviço público, espero ser condecorado, caso não nós veremos nunca mais. Bom, era obviamente uma piada de mão gosto...
O aeroporto internacional de Mavalene foi fechado para o tráfico aéreo e toda a cidade é sacudida, parece que estamos no teatro da guerra, só agora é que posso entender um bocado aqueles que viveram este drama em Bósnia, Chechénia ou Somália, é triste e mete medo.
As comunicações móveis funcionam muito deficientemente, mas é possível mandar e receber sms. O fornecimento da energia eléctrica foi alguns vezes interrompido, mas por instantes muito breves. A cidade está cheia dos carros de polícia (cuidam das actividades dos amigos do alheio, já que a zona de Malhazine está às escuras devido a corte de energia eléctrica) e as ambulâncias que trazem os feridos para Hospital Central de Maputo. Mais de 200 feridos deram entrada naquela unidade hospitalar, que precisa de voluntários para ajudar tratar de doentes e precisa de mais sangue, porque o stock é limitado. Eduardo Mulembwe, presidente do Parlamento moçambicano visitou o hospital, onde fiz apelo aos cidadãos de doar a sangue, prometendo que os parlamentares darão um exemplo de cidadania à partir de amanha, dia 23.03.2007. Comunicação social moçambicana fala de duas dezenas de mortos, número ainda não confirmado oficialmente.
Também circulam as notícias de destruição parcial do Hospital Psiquiátrico de Infulene e de uma fábrica do vinho, situada na zona do impacto.
23.00 horas, cidade já vive uma certa calma, parece que nenhum ucraniano sofreu qualquer dano físico, o Presidente da República, Armando E. Guebuza fiz uma curta declaração televisiva, onde pediu “calma e serenidade”. O porta – voz das FADM, Sr. Joaquim Matarruca, disse que as causas possíveis do acidente podem ser “curto circuito e calor”. Outra ideia possível, é a instabilidade do próprio explosivo TNT, que com os anos, transforma-se num líquido muito vulnerável.
P.S. A Embaixada da Rússia em Maputo, foi atingida por um dos abuses, contabilizando a lista dos edifícios que sofreram danos em consequência da explosão no paiol.
P.P.S. Agora mesmo disseram que as explosões no paiol recomeçaram há uns instantes!
Cultura ucraniana no Japão
Tudo indica que está será a primeira mostra de género no Japão, para obter mais informações podem visitar o site do artista http://www.dyczokpysankaart.com/ ou escrever para o seu e-mail
Fabrica de autocarros da cidade de Lviv (Ucrânia Ocidental), ZAO LAZ fiz apresentação do maior autocarro ucraniano, o modelo “City LAZ A – 292”. Novo autocarro ucraniano têm o cumprimento de 18,75 m, a sua capacidade de transporte é de 180 passageiros, destes – 47 lugares são sentados, além de capacidade de receber os deficientes motores.
O PCA do ZAO LAZ, Sr. Ihor Churkin disse que neste ano a fábrica irá vender cerca de 100 novos autocarros para as cidades de Kyiv e Donetsk, além de tentar ir para os mercados externos, nomeadamente existem os contactos para vender 100 autocarros para à Roménia e 50 para Alemanha.
O preço médio de cada autocarro é de 1,140 milhões de UAH (225.000 USD), capacidade média de vida – 2 milhes de km, 500 mil km até a primeira reparação.
Ucranianos morrem na Serra Leoa
Três ucranianos morreram e dois outros foram feridos, na sequência de um acidente de viação, ocorrido nos arredores da capital Serra Leonense de Freetown.Todos os ucranianos envolvidos trabalharam para Paramount Airlines, pequena empresa de transporte aéreo que operava na rota de helicópteros entre a cidade capital e Aeroporto Internacional de Lungi.
Mais informação em inglês
Fonte: Rede Mundial Ucraniana de Informações
Política corrente na Ucrânia é um blog independente em inglês que pode elucidar sobre a situação política e social na Ucrânia. Opinião e análise dos eventos ucranianos actuais.
segunda-feira, março 19, 2007
Feira turística abre-se na Ucrânia
Neste ano, o número dos participantes inscritos alcançou o número incrivelmente alto, tendo o aumento de 38% comparando com a edição de 2006.
A Exibição UITT é patrocinada pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (NU OMT), Pacific Asia Tourism Association (PATA), além disso, mostra do turismo ucraniano é membro da Associação Internacional das Associações das Feiras e Comércio (International Travel Trade Fairs Association - ITTFA).
Para obter mais informações e fazer registo clique aqui.
Essa informação foi obtida através do buletim da Myroslava_e-poshta
sexta-feira, março 16, 2007
Moçambique torce pelo “Shakhtar”
Mini – ficha de jogo:
Oitavos – de – final – 15 Março de 2007 20:30 (Hora ucraniana) – RSC Olympiyskiy Stadium – cidade de Donetsk.
Resultado das duas mãos: 4 - 5, jogo decidido após prolongamento.
FC Shakhtar
Presidente: Rinat Akhmetov
Secretário Técnico: Yevgen Koshelev
Assessor de Imprensa: Ruslan Marmazov
Morada: Ucrânia, 83050, cidade de Donetsk, Av. Artema, N 86A
quinta-feira, março 15, 2007
Hotel Quatro Estações vai cair em menos de um minuto
A Sociedade Predial “Quatro Estações”, actual proprietária daquele edifício, definiu a manhã de 31 de Março corrente, como a data definitiva para demolir o edifício, tarefa confiada à “Controlled Demolition Incorporated”, entidade que prevê que o prédio cairá completamente em apenas 15 segundos.
Actualmente, está a ser feita a marcação de locais onde os explosivos deverão ser colocadas e, paralelamente a este trabalho, as partes envolvidas estão a terminar acertos com a empresa “Explosivos de Moçambique”, que irá fornecer os explosivos para demolir aquela estrutura de betão armado.
Sabe-se, que as partes envolvidas na gestão deste processo concluíram com sucesso os preparativos, exigidos pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo e pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental. Por outro lado, iniciou-se um trabalho de sensibilização à população circunvizinha, sobre as medidas que devem ser adoptadas no momento da demolição e dos cuidados a ter posteriormente.
Embora não se sabe de que maneira serão indemnizados os proprietários dos variadíssimos negócios, formais e informais, que rodeiam o edifício em questão: clube “Marítimo”, estação de serviços GALP, casino de Maputo, mercado do peixe e as suas esplanadas de comes e bebes, etc.
A construção do Hotel "Quatro Estações" teve início na década de 70, visando a implantação de uma unidade hoteleira na marginal de Maputo. Entretanto, em 1974, a obra foi interrompida, com o nível de 60% – 70% de acabamento, sem nunca mais edifício beneficiar de qualquer melhorias.
Ao que se sabe, a explosão irá gerar uma nuvem de poeira que levará entre 5 à 20 minutos a dissipar, em função das condições climatéricas do dia.
No futuro, cerca de 80% do espaço do actual prédio "Quatro Estações", alegadamente, irá acolher as instalações da embaixada dos EUA em Maputo, enquanto que as outras 20%, continuará com a Sociedade Predial “Quatro Estações”, que pretende montar lá as infra-estruturas de lazer.
Aproveitando os poucos dias, quando o prédio ainda está de pé, um grupo de jovens ucranianos decidiu fazer uma visita ao edifício, que terminou com um pequeno flash – mob, colorido pelas bandeiras e cachecóis de dois países amigos. O evento pretendia cimentar a amizade Moçambique – Ucrânia, recordando ao mesmo aos responsáveis ucranianos, sobre a necessidade urgente de abrir alguma representação diplomática no país.
Fonte: mediaFAX, UHMinform
terça-feira, março 13, 2007
Taras Shevchenko – maior poeta ucraniano de todos os tempos
Morreu: 10 de Março [26 de Fevereiro] de 1861 na cidade de Sankt – Petersburgo, Império Russo
Ocupação: Poeta, pintor, desenhador
Nacionalidade: Ucraniana
Período de trabalho artístico: 1840-1861
Maior obra: colectânea poética “Kobzar”
http://en.wikipedia.org/wiki/Taras_Shevchenko
Testament (Zapovit)
When I am dead, bury me
In my beloved Ukraine,
My tomb upon a grave mound high
Amid the spreading plain,
So that the fields, the boundless steppes,
The Dnieper's plunging shore
My eyes could see, my ears could hear
The mighty river roar.
When from Ukraine the Dnieper bears
Into the deep blue sea
The blood of foes ... then will I leave
These hills and fertile fields --
I'll leave them all and fly away
To the abode of God,
And then I'll pray ....
But till that dayI nothing know of God.
Oh bury me, then rise ye up
And break your heavy chains
And water with the tyrants' blood
The freedom you have gained.
And in the great new family,
The family of the free,
With softly spoken, kindly word
Remember also me.
-Taras Shevchenko, 25 December 1845, Pereyaslav.
Tradução por John Weir Toronto, 1961.
sexta-feira, março 09, 2007
Ucrânia durante a II G.M.
Aqui são publicadas várias fotos coloridas extraídas de alguns livros. Maioria das fotografias foi tirada na Ucrânia Oriental, especialmente no campo. Mas também há várias fotos das cidades: Kyiv, Kharkiv, Poltava, Dnipropetrivsk. Se alguém têm mais fotografias coloridas e quiser compartilhar, pode escrever para
Mais fotos: http://ukr-ww2.onestop.net/color.html
Cidade de Kyiv em 1942 e na segunda foto Kyiv em 2002
Este edifício em Kyiv têm uma história muito interessante, sede do Partido Comunista na Ucrânia, tornou-se o Quartel General da Gestapo, depois em 1944 voltou a ser a sede do Partido Comunista na Ucrânia e neste momento é a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.
Praça Myhaylivska, 1
quinta-feira, março 08, 2007
Camião ucraniano KRAZ – Raptor
Fabricação e Design: Streit Armored Group
Fabricação de chassi: AvtoKrAZ
Nível da blindagem: CEN B6/B7
Áreas blindadas: Cabina do motorista, compartimento de tropas, principais componentes mecânicos.
PESO E CAPACIDADE
Peso grosso do veículo: 17,100 kg
GVWR: 23,000 kg
Payload Capacity: 6,000 kg
Towing Capacity 30,000 kg
DADOS TÉCNICOS
Chassi: KrAZ 6322, 6X6
Motor: 8-cilindros, 14.8L, Turbo-charged, diesel, 330hp@2100rpm
Transmissão: 2-range, 8-velocidades, manual
Steering: mechanical, with hydraulic booster
Capacidade do tanque: 500L
Voltágem: 24 Volt
Crossing ford depth: 1.2m
Mais informação:
JSC FTF KRAZ, Trucks Export Bureau: truck@ftfkraz.poltava.ua
Sr. Yuri Bukach
Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa no Parlamento Europeu
ADLE - Alliance des Démocrates et des Libéraux pour l'Europe
ALDE - Allianz der Liberalen und Demokraten für Europa
ADLE - Alleanza dei Democratici e dei Liberali per l'Europa
http://www.adle.eu/
+ banda desenhada: “Opération Dragon Rouge” http://www.adle.eu/index.php?id=106
quarta-feira, março 07, 2007
Cerveja ucraniana em Canada
Também têm lista das lojas e de vários tipos da cerveja vendida em Canada
http://www.obolon.ca/index_files/Page1121.htm
http://www.obolon.ca/index_files/Page642.htm
Fabrica de “Obolon” na Ucrânia
http://www.obolon.com/
Foto: http://mir.glasnet.ru/beer/15.htm
It’s Ukrainialicious !!!
Ucranianos na Suazilândia
É um país pequeno, de apenas 1.161.219 habitantes (estimativa em Julho de 2003), mas como em qualquer parte do mundo, lá também vivem os ucranianos, poucos, mas boas pessoas.
http://www.knuba.edu.ua/ua (sítio oficial da Universidade, apenas em ucraniano)
http://pgs-knuba.kiev.ua/ (sítio não oficial da Universidade, apenas em ucraniano)
Quer Sr. Felizwe, quer sua esposa, Sra. Olena, são pessoas muito dinâmicas, que toda a sua vida faziam coisas à sua maneira, escrevendo as regras, em vez de as seguir. Assim, possuindo uma forte preocupação social com bem estar do seu povo, Felizwe Dlamini saiu da Suazilândia para o Moçambique, para depois poder ir estudar na Ucrânia. Proveniente de uma família muito importante no reino (quer o próprio Rei, quer todos os primeiros – ministros da Suazilândia, são da família Dlamini), Sr. Felizwe decidiu fazer a sua vida na Ucrânia e hoje em dia não fica arrependido.
Depois de terminar a Universidade na Ucrânia, Felizwe Dlamini levou a sua família para a Suazilândia, mas em 1995 outra vez cruza meio – mundo, para trabalhar na Embaixada da Suazilândia na República da Coreia (do Sul) e só no ano 2000 definitivamente regressa à África. E desde ai então, Sr. Felizwe Dlamini é o chefe do protocolo real da Suazilândia, é ele que cuida de toda a agenda do Rei Mswati III .
Sra. Olena Dlamini também não fica em casa, ele é proprietária de uma empresa privada que chama-se “Ramashka” e que cuida da arquitectura e do design dos interiores. Nos seus tempos livres gosta de fazer o ponto – cruz ucraniano, jogar ténis, enfim têm um estilo da vida moderno, um exemplo da ucraniana completa: patriota e profissional ao mesmo tempo.
Infelizmente, a comunidade ucraniana na Suazilândia é bem pequena mesmo. Além da Sra. Olena, temos apenas mais uma senhora, Natália, natural da cidade de Kharkiv http://en.wikipedia.org/wiki/Kharkiv e casada com um sul – africano. A Sra. Natália, contabilista de profissão, neste momento não trabalha, pois cuida do seu filho, que têm apenas oito meses da vida.
Naturalmente é possível, que haja mais ucranianos no país, mas neste momento ficaremos por estes números: a comunidade ucraniana da Suazilândia é composta por apenas seis pessoas: dois adultos e quatro crianças, três dos quais são os nossos queridos afro – ucranianos, à quem vamos dedicar a nossa melhor atenção num outro artigo a sair brevemente.
Banda Desenhada ucraniana
Autor: Kostiantyn Sulyma, ano da edição: 1995
Mais informação: Tel. em Kyiv + 380 44 468-71-47, Sr. Kostiantyn Sulyma
e-mail: profsulima@svitonline.com
Encontrado em: http://angizij.livejournal.com/
sexta-feira, março 02, 2007
Novo símbolo da moeda nacional ucraniana
http://www.whatson-kyiv.ua/index.php?go=News&in=view&id=1588
Banco Nacional da Ucrânia anunciou que à partir da semana passada, foi estabelecido o novo símbolo da moeda nacional, a hryvnia (UAH). Este símbolo agora será amplamente usado na Ucrânia e será incorporado em vários pacotes do software ucraniano. A hryvnia é uma das moedas mais estáveis na região, continuando ser cotada como 5:1 em relação ao dólar americano nos últimos dois anos.
Veja informação adicional sobre a moeda ucraniana aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Ukrainian_hryvnia