terça-feira, julho 19, 2005

Oleoduto Odessa – Brody – Gdansk

Presidente Viktor Yushenko apoia o projecto de oleoduto Odessa – Brody – Gdansk

O Presidente ucraniano Viktor Yushenko é convencido que o projecto de construção de um oleoduto Odessa – Brody – Gdansk será um sucesso. Comentando os resultados de trabalhos do 8° Fórum económico “Ucrânia - Polónia”, presidente ucraniano disse que oleoduto terá um acréscimo até a cidade polaca de Gdansk. Alem disso, Presidente Yushenko disse que considera este projecto como único pelas suas características impares, realizado na Ucrânia nos últimos dez anos.
“Hoje temos a vontade política para a sua realização e também temos o apoio financeiro e político da Comissão Europeia. Temos todas as razões de olhar para realização do projecto com optimismo. Este projecto será a parte integrante do mercado energético da Europa”, - disse o Presidente na conferência de imprensa na Polónia.
As conversações sobre oleoduto não foram debatidos apenas dentro do Fórum económico “Ucrânia - Polónia”, mas também no encontro entre os Presidentes de dois países: Viktor Yushenko e Aleksander Kwasnewskiy. Durante o encontro, foram criados três grupos de trabalho, presididos pelos Secretários dos Conselhos Nacionais de Segurança e de Defesa de dois países, que devem produzir um plano de cooperação entre a Ucrânia e Polónia neste domínio nos próximos dois – três anos.
A parte ucraniana, propõe a gestão conjunta do futuro oleoduto Odessa – Gdansk, onde a parte, que ligará Brody ucraniana à Plozk na Polónia, custará cerca de 500 milhões de USD.

Fonte: http://www.for-ua.com/

Sem comentários: