sexta-feira, julho 01, 2005

Ucrânia abre as suas portas, para os turistas

Ucrânia aboliu os vistos para os cidadãos da União Europeia e dos EUA

E mais turistas europeus escolhem a Ucrânia como destino de ferias

A partir de 1 de Julho de 2005, os cidadãos americanos, que visitam a Ucrânia pela segunda vez, não necessitarão do visto de entrada.
“São isentos de visto de entrada ou de visto de trânsito, os cidadãos dos EUA, que visitam à Ucrânia, menos de 6 meses depois da sua estadia anterior e quando a sua nova estadia não é superior a 90 dias”, - leia-se no decreto presidencial. (O texto do decreto foi publicado na pagina do Presidente ucraniano, http://www.president.gov.ua/en/).
A Ucrânia fiz este passo para aprofundar os princípios de parceria estratégica com os EUA e também para simplificar o regime dos contactos bilaterais, sublinha o decreto presidencial.

A abolição de vistos de entrada para os cidadãos da União Europeia e Suíça, decidida pela Ucrânia, resultou em aumento de número de turistas provenientes da UE / Suíça em 2,5 vezes, durante meses de Maio – Junho de 2005.
Proporcionalmente, subiram as receitas, provenientes do turismo. O Ministro de Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Sr. Borys Tarasyuk, calcula que Ucrânia ganhou cerce de 230 milhões de USD no referido período. Ministro também mostrou-se favorável à prorrogação do tempo de abolição de vistos de entrada para alem do 31 de Agosto, decidido anteriormente.
Ministro também mostrou-se esperançado, em que ainda antes de cimeira “Ucrânia - UE”, agendada para Outubro de 2005, a Comissão Europeia tomará a decisão de simplificar o regime de vistos para certas categorias dos cidadãos ucranianos, como estudantes, cientistas e jornalistas.

Fonte: http://www.for-ua.com/

Letónia aboliu o visto de entrada para os ucranianos

De 1 de Julho à 31 de Agosto de 2005, os cidadãos da Ucrânia, receberão os vistos de entrada da Letónia à titulo gracioso. Decisão foi tomada pelo governo letão para facilitar o livre trânsito de europeus dentro do continente.
O Director do Departamento Consular do Ministério das Negócios Estrangeiros da Letónia, Sr. Uvis Blums, chamou a atenção do seu governo, ao facto da Ucrânia ter abolido os vistos de entrada para os cidadãos da União Europeia e Suíça, no período de verão, até 31 de Agosto de 2005. Em resposta à iniciativa ucraniana, muitos dos países da UE também aboliram os vistos de entrada para os ucranianos ou baixaram consideravelmente as tarifas consulares (por exemplo a Estónia).

Fonte: http://www.for-ua.com/

Ucrânia e Turquia querem simplificar questão de vistos

As consultas ucraniano – turcas, sobre as questões ligadas ao regime de vistos entre dois países, tiveram seu lugar no dia 5 de Julho, informou os jornalistas o chefe de gabinete de imprensa do Ministério das Negócios Estrangeiros da Ucrânia Sr. Dmytro Swystkow.
Na mesa, está a proposta de introduzir o visto múltiplo para os empresários com duração até 5 anos, visto múltiplo com duração até 2 anos para os condutores profissionais e vistos múltiplos graciosos com duração até 5 anos para alguns outros categorias de cidadãos dos dois países.
Alem disso, no dia 4 de Julho tiveram o lugar as consultas bilaterais de peritos Ucrânia – Finlândia, que debateram o estado actual e as perspectivas de desenvolvimento de cooperação no domínio consular, as possibilidades de mudança do regime de vistos da entrada, assim como preparação de assinatura de um Acordo nesta área.

Fonte: http://www.for-ua.com/ From-UA

Ucrânia simplificou registro de estrangeiros

Uma nova ordem de registro dos cidadãos estrangeiros, que entram no território ucraniano, foi pensada para diminuir as demais formalidades e inconvenientes para os turistas. Agora os estrangeiros recebem os cartões de embarque / desembarque antes de chegar ao território nacional, e os mesmos cartões servem de permissão de permanecer na Ucrânia num período até 90 dias. Os cidadãos da Rússia e Belarus, continuam ser isentos de vistos de entrada.

Fonte: http://www.for-ua.com/

Sem comentários: