quinta-feira, maio 07, 2015

Os segredos da Revolta de Praga

Há exatamente 70 anos, no dia 5 de maio de 1945, começou a Revolta de Praga (Pražské povstání), que terminou com a dominação nazi sobre o protetorado da Boêmia e Morávia. O seu primeiro capítulo foi a batalha pelo Rádio da Checoslováquia.

A Revolta de Praga foi organizada pela liderança clandestina da cidade, grupo Bartosze apoiada pelaDivisão do Exército Russo de Libertação (ROA/KONR), também conhecida como a 600ª Divisão de Infantaria (russa), comandada pelo major-general (coronel do Exército vermelho) Sergei Bunyachenko. Os combates, que começaram em 5 de maio, prosseguiam até 18h00 do 8 de maio, embora alguns grupos alemães das SS resistiram até 9 de maio.
Checos e membros da 1ª Divisão russa nas ruas de Praga
A Revolta ceifou a vida das 1694 pessoas, entre eles cerca de 1000 alemães, cerca de 300 militares anti-comunistas russos (187 foram sepultados no cemitério Olšanské de Praga). O exército soviético que chegou às arredores da cidade na noite de 9 de maio perdeu 30 efetivos.
Tumba no cemitério de Olsanské dos dois oficiais superiores do ROA
O comandante russo Sergei Bunyachenko (ucraniano de origem que participu na luta contra a 1ª república ucraniana em 1917-1919) se rendeu aos americanos no dia 12 de maio, mas já no dia 15 de maio foi entregue às autoridades soviéticas e em 1 de agosto de 1946 foi enforcado em Moscovo, acusado de traição e colaboração com Alemanha nazi.
 
A participação dos efetivos britânicos na batalha pelo Rádio da Checoslováquia; a participação dos anti-comunistas russos na libertação de Praga e o facto de uma parte da Checoslováquia ser libertada pelo exército americano, foram prescritos pela historiografia comunista e absolutamente proibidos de se mencionar na Checoslováquia por mais de quatro décadas.

Ver vídeo Bitva o Rozhlas (Batalha pelo Rádio) 11´51´´:
A Revolta de Praga:

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Estimado Anónimo,
aparentemente nas fotos são membros do exército regular russo / membros da Unidade das Operações Especiais (OSO), ex-GRU. Neste caso já se retiraram para federação, outros não conseguiram, outros ainda foram queimados como este operador do blindado da etnia buryat: http://www.novayagazeta.ru/society/67490.html