domingo, agosto 07, 2011

Recordar a ocupação da Geórgia


O dia 7 de Agosto de 2011 é o terceiro aniversário da guerra e agressão russa contra Geórgia, mas também contra todas as novas democracias na Europa Central e Oriental.
No dia 29 de Julho o Senado dos EUA aprovou por unanimidade a resolução apresentada pelos senadores Jeanne Shaheen (D-NH) e Lindsey Graham (R-SC) afirmando o apoio dos EUA à soberania, Independência e integridade territorial da Geórgia, exortando Rússia a retirar suas forças de ocupação da Abecásia e da Ossétia do Sul.

"Hoje, o Senado falou a uma só voz em apoio à integridade territorial da Geórgia", disse a senadora dos EUA Jeanne Shaheen. "Estou satisfeita pela acção do Senado e da mensagem clara que estamos enviando para a Geórgia e a Federação Russa, mas a situação permanece frágil e não resolvida, com as tropas russas continuam ocupando a Abecásia e a região da Ossétia do Sul. Como estamos perto do 3º aniversário da guerra no Cáucaso do Sul entre a Rússia e a Geórgia, é fundamental que continuamos envolvidos na região, fortalecendo as relações EUA-Geórgia, e continuando a buscar uma paz duradoura e a estabilidade".
"A invasão russa da Geórgia em 2008 foi um acto de agressão não só contra Geórgia, mas contra todas as novas democracias", disse o senador Lindsey Graham. "Vou continuar a apoiar Geórgia para garantir que esta jovem democracia avança e se torna um brilhante exemplo do que pode acontecer após a queda da União Soviética."

Shaheen e Graham foram liderando o esforço do Senado para reforçar as relações EUA-Geórgia. Os dois actualmente são co-presidentes de uma força – tarefa bipartidária sobre a Geórgia, patrocinada pelo Conselho Atlântico, que foi lançado no segundo aniversário da guerra Rússia-Geórgia e visa estimular um consenso bipartidário sobre a política em relação à Geórgia.
Como Presidente da Subcomissão de Relações Exteriores do Senado dos Assuntos Europeus, Jeanne Shaheen também convocou uma audiência sobre a situação na Geórgia, no primeiro aniversário da guerra Rússia-Geórgia, em Agosto de 2009.

Fonte:
http://shaheen.senate.gov/news/press/release/?id=73BEE74C-31AD-4F39-B03B-F98889B70B33

Mais informação sobre Geórgia:
http://cyxymu.livejournal.com

Sem comentários: