sexta-feira, dezembro 04, 2009

Holodomor no Eurochannel

Na semana passada, o canal Eurochannel transmitido pelo TvCabo Moçambique, demonstrou o filme documental húngaro “Holodomor – Eminsee Ukrajnaban” (Holodomor – Fome na Ucrânia), sobre a Grande Fome na Ucrânia de 1932-1933.

Dirigido por István Hegedüs e Igor Hidvégi, o filme dura cerca de 48 minutos, contando a história sobre a fome que ocorreu na República Soviética Socialista da Ucrânia em 1932-1933. Em menos de 500 dias milhões de pessoas morreram de fome por causa das políticas soviéticas que pretendiam transformar à força os camponeses livres em servos das grandes explorações agrícolas colectivas (kolkhozes).

O Holodomor é considerado como uma das maiores calamidades nacionais que afectou a nação ucraniana na história moderna. O documentário analisa o contexto ideológico, económico e político desta tragédia e examina as várias causas possíveis da fome. O filme apresenta as entrevistas dos peritos, das testemunhas, dos políticos (que incluem o presidente de Ucrânia, Viktor Yuschenko), usa muitas imagens de arquivos.

O filme ainda pode ser visto no dia 8 de Dezembro (1h00 – 2h00 e 17h00 – 18h00)

Ciclo do cinema sobre a Europa Central no Eurochannel:
http://www.eurochannel.com/web/eurochannelusa/cycle_east_of_europa

Sem comentários: