terça-feira, outubro 07, 2008

Anna Politkovskaya foi assassinada 2 anos atrás

No dia 7 de Outubro de 2006 (dia do aniversário do Putin), na entrada do seu prédio em Moscovo foi assassinada a jornalista e activista dos direitos humanos na Rússia, Anna Politkovskaya.

Os comícios em memória da Anna Politkovskaya tiveram o lugar em Paris, em Moscovo e em várias cidades francesas.

Em Londres, a organização “Frontline Club” entregou o 2º prémio anual “Anna Politkovskaya” à activista de direitos humanos de Afeganistão, Sra. Malai Joya. Crítico dos Talliban e crítico da corrupção no governo do presidente Karzai, Malai Jaya foi expulsa do parlamento afegão, ela recebe as ameaças constantes, por causa destes é obrigada esconder-se permanentemente.

Em São Petersburgo, o município não autorizou o comício no centro da cidade em memória de Anna Politkovskaya, alegando que exactamente na hora escolhida para o efeito, das 19h00 às 21h00, naquele exacto local serão feitas “os trabalhos de melhoramento urbano”...

A delegação da Amnistia Internacional de França começou a acção de 15 dias em memória de Anna Politkovskaya. Em todas as grandes cidades francesas, nos locais públicos, será feita a encenação teatral do assassinato de 7 de Outubro em Moscovo. Os activistas terão os dísticos com o slogan: “Rússia: a liberdade suprimida”.

Veja o filme documental: Аnna Politkovskaya: sete anos na linha da frente.
Veja o filme documental do Eric Bergkraut: Carta para Anna (narradora da versão inglesa é actriz americana Susan Sarandon, narradora de versão francesa é actriz Catherine Deneuve).

Fonte:
http://en.novayagazeta.ru/data/2008/72/02.html

Sem comentários: