De acordo com o Flightradar24, o avião da companhia estatal síria Syria Air Il-76T descolou de Damasco às 1h55 UTC (4h55 hora da Síria). O avião dirigiu-se para zonas costeiras onde se encontram as bases aéreas e navais russas. Às 2h32 UTC, o avião fez uma curva acentuada e começou a descer. Às 2h39 o avião desapareceu do radar, altura em que se encontrava a 500 metros de altitude.
“Desapareceu do radar, talvez o transponder tenha sido desligado, mas penso que é mais provável que o avião tenha sido abatido”, disse uma das fontes à Reuters.
Um modelo de voo 3D construído com base em dados do serviço Flightradar24 pode indicar que o avião do presidente sírio poderá ter caído. De acordo com várias fontes, aproximadamente uma hora após a descolagem, a aeronave Il-76T mudou abruptamente de direção e em poucos minutos desceu abruptamente de uma altitude de mais de 12 mil pés (3,65 km) para 3.500 pés (1 km) perto de Homs.
Segundo os habitantes locais, antes da queda do avião, ouviram o lançamento de mísseis antiaéreos a partir de uma base militar próxima, onde, segundo os rumores, se encontravam sistemas de defesa aérea.Bashar al-Assad deixou Damasco de avião depois de grupos armados que combatiam as forças antigovernamentais sírias terem entrado na cidade. Militantes sírios, falando na televisão estatal, disseram ter derrubado o regime de Bashar al-Assad.
Durante a ofensiva de 10 dias, os adversários de Assad assumiram o controlo de Alepo, Hama, Deir ez-Zor, Daraa e Homs. Os militares sírios disseram que continuavam as operações contra os militantes em Hama, Homs e Daraa.
Bónus
Muito interessante será a forma como a federação russa planeia resgatar os seus militares de 12 postos de controlo na fronteira com as Colinas de Golã sírias. Extremamente curioso.
BlogueiroÉ o fim de mais um ditador alinhado com a rússia (e mais glabalmente, por parte do seu pai, ainda com a URSS).
Será que os russos liquidaram Bashar ao estilo usado para matar Prigozhin? Uma queima de arquivos ao estilo russo? O avião era um IL-76T russo, que não podia ser reparado, nem voar sem os pilotos russos. Assad reconheceu a ocupação russa da Crimeia e de todos os territórios ucranianos temporariamente ocupados em 2014. Num conhecido encontro da Liga Árabe, Bashar tirou os fones de ouvidos, de forma ostensiva, para não ouvir o discurso do presidente Zelensky. Era um inimigo da Ucrânia, embora Ucrânia nada de mal fez ao seu país. Milhares de estudantes sírios estudaram na Ucrânia, se casaram, formando as famílias sírio-ucranianas. Esperamos que tenha morrido e que vá ao inferno. Assim como todos os outros aliados do Kremlin espalhados pelo mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário