quinta-feira, março 31, 2011

Mohammed Nabbous e a Líbia Al-Hurra



Uma espécie de Stalin africano, ditador líbio Gaddafi usa neste momento todo o tipo de tácticas brutais para oprimir e vergar o seu próprio povo. Um dos casos mais emblemáticos é o assassinato do jornalista e blogueiro Mohammed Nabbous (1983 – 2011).



Mohammed Nabbous, também conhecido como “Mo” Nabbous era jornalista e blogueiro líbio, fundador da primeira televisão independente do país, Líbia Al-Hurra TV (Líbia Livre), sedeada na cidade de Bengazi.



Engajado no jornalismo activo desde o início da revolução, Nabous tornou-se a fonte privilegiada para os jornalistas estrangeiros e era chamado da “face do jornalismo civil da Líbia”. O jornal alemão “Der Spiegel” até chamou o jovem – jornalista de “homem que poderá ser a pessoa mais importante da revolução”.



Quando as forças do ditador Gaddafi bloquearam o acesso à Internet, Mohammed Nabous conseguiu furar o bloqueio informático, gravando e retransmitindo para exterior as imagens dos acontecimentos na cidade de Bengazi. Em 19 de Fevereiro de 2011, no primeiro dia da transmissão ao vivo da televisão Líbia Al-Hurra TV, Mohammed disse: “Eu não tenho medo de morrer, eu tenho o medo de perder a batalha! [...] É por isso eu quero que e imprensa veja o que se passa”.



Mohammed Nabous foi mortalmente atingido pelo franco-atirador pertencente ao regime do Gaddafi no mesmo dia 19 de Março de 2011, quando usava o seu telemóvel para gravar o ataque das forças do ditador contra Bengazi. A morte do Mohammed foi anunciada na televisão Líbia Al-Hurra TV pela sua esposa Perdita, grávida com o primeiro filho do casal. A morte também foi noticiada por várias televisões internacionais, como por exemplo, Al Jazeera English.



Mohammed não foi o único membro da sua família assassinado pelo regime do Gaddafi, um outro familiar seu, foi uma das primeiras vítimas mortais logo no início dos protestos pacíficos em Bengazi, que mais tarde desencadearam a revolução de 17 de Fevereiro.



Ver a televisão Líbia Al-Hurra on-line:


http://www.livestream.com/libya17feb



Bónus



Quando escrevia este artigo, me chegaram duas notícias importantes. Primeiro, o presidente Obama assinou a ordem executiva que permite aos operativos do CIA actuar na Líbia. Segundo, é a fuga para o Ocidente do MNE da Líbia Moussa Coussa, que durante 15 anos chefiava os serviços secretos líbios. Aljazeera English também noticiou a possibilidade do que juntamente com Moussa Koussa fugiu para a Tunísia um número alargado dos ministros e altos dignitários do regime, cujos nomes poderão ser enunciados dentro em breve.

Sem comentários: