domingo, novembro 19, 2006

Morreu o Oscar ucraniano


O actor norte – americano Walter Jack Palance (18 de Fevereiro de 1919 – 10 de Novembro de 2006) era conhecido pela sua voz grave e uma cara enrugada de um “cowboy macho”.

Nascido como Volodymyr Palahniuk (Володимир Палагнюк) na parte mineira da cidade de Hazle Township, estado de Pennsylvania, Palance, de origens modestos era filho de Ivan e Hanna Palahniuk que vieram para os EUA da aldeia de Ivano-Zolote (província de Ternopil). Ivan Palahniuk trabalhava como mineiro, mas também era o secretário da Sociedade ucraniana local.

Na sua juventude Volodymyr também trabalhou como mineiro, antes de se tornar pugilista nos anos 1930. Combatendo com o nome de Jack Brazzo, Palance alcançou o recorde de 15 vitórias consecutivas, 12 deles pelo knockout, antes de perder perante futuro campeão dos pesos pesados, Joe Baksi.

Com o início da II G.M. Palance deixa o boxe e entra na aviação militar, onde era o piloto de B-24 Liberator. Numa das missões de treino, o avião de Palahniuk ardeu, daí as marcas na cara do futuro actor, que depois de várias cirurgias plásticas foi desmobilizado do exército em 1944.

Palahniuk foi graduado pela Universidade de Stanford em 1947 com o grão de Bacharel de Artes em Drama. Durante os anos de estudo, ele trabalhou como ajudante do cozinheiro, servente, vendedor de refrescos, nadador – salvador na praia de Jones Beach State Park, também era o modelo profissional.

Careira

A sua carreira de actor começou no filme “O eléctrico chamado desejo”, onde ele era duplo de Marlon Brando. Em 1947, Palahniuk fiz a sua estreia no Broadway e três anos mais tarde, a sua estreia no cinema no filme Panic in the Streets (1950). Já no seu terceiro filme, Sudden Fear, ele recebeu a nomeação para o Oscar pelo papel de Lester Blaine. A sua segunda nomeação para o Oscar aconteceu em 1953, pelo papel de um destemido pistoleiro Jack Wilson em Shane.

Depois seguiram-se vários filmes western, embora Palahniuk também fiz papeis tão distintos e variados como de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Dracula, Attila, o Huno ou de F. Castro no filme Che! (1969).

Em 1957, Palahniuk ganhou o Prémio Emmy como Melhor Actor pelo papel de Mountain McClintock no filme Requiem for a Heavyweight de Rod Serling. Em 1963 Jean-Luc Godard filmou o Palahniuk na película Le Mépris, onde actor ucraniano concatenou com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. Nos anos 1980, Palahniuk participou na série televisiva Ripley's Believe It or Not junto com a sua filha Holly Palance. Palahniuk também aparece no filme Young Guns (1988) e no Batman (1989) de Tim Burton. No total, Volodymyr Palahniuk participou em 126 filmes e séries televisivas.

As nomeações de Academia

Volodymyr Palahniuk ganhou o seu Oscar como Melhor Actor Secundário em 30 de Março de 1992, pelo seu desempenho como cowboy Curly Washburn na comédia City Slickers (1991). Palahniuk sempre tinha orgulho de ser ucraniano, ele tinha recusado o Oscar, porque os organizadores anunciaram-no como “actor de descendência russa”. Sr. Palahniuk disse que “não tem nada a ver com a Rússia, e que é um ucraniano”. Quando um outro actor, o famoso Dustin Hoffman (1937), no seu discurso mencionou que os seus antepassados são da “cidade russa de Kiev”, Volodymyr Palahniuk pediu que Hoffman estudasse melhor a geografia e também estudasse melhor a história dos seus antepassados.

1952 – Nomeação – Melhor Actor SecundárioSudden Fear

1953 – Nomeação – Melhor Actor Secundário – Shane

1992 – Ganhou – Melhor Actor Secundário – City Slickers

Caminho de Fama de Hollywood

A estrela de Palahniuk no Caminho de Fama de Hollywood têm o número de 6608 no Hollywood Boulevard. Em 1992, ele também foi nomeado para a Sala de Fama dos Actores de Western no Museu Nacional dos Cowboy & Western Heritage na Cidade de Oklahoma, Estado de Oklahoma.

Vida pessoal

Palahniuk era casado com a Virginia Baker de 1949 à 1966. Eles tiveram três filhos: actriz Holly Palance (1950), Brooke Palance (1952) e Cody Palance (1955-1998). Cody Palance, também actor, aparece no filme Young Guns, junto com o pai. Ele morreu aos 42 anos de idade de melanoma maligna em 1998. Em memória do seu filho, Jack Palance fundou o Torneio Clássico do Golfe Cody Palance, para arrecadar os fundos para o centro de tratamento de cancro em Los Angeles. Palahniuk casou-se pela segunda vez com a Elaine Rogers em Maio de 1987.

Volodymyr Palahniuk também dedicava-se a pintura e poesia, ele editou uma colectânea poética intitulada “The Forest of Love”, publicada pela Summerhouse Press em 1966.

Volodymyr Palahniuk morreu em 10 de Novembro de 2006 de uma causa natural, na sua casa em Montecito, California no condado de Santa Barbara.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jack_Palance

http://www.bbc.co.uk/ukrainian

Sem comentários: