terça-feira, outubro 03, 2006

Lembremos as vítimas ucranianas de Auschwitz

Excelência, Victor Yushenko
Presidente da Ucrânia
Kyiv, Ucrânia

Estimado Senhor Presidente!

O maior campo de concentração da Alemanha nazi “Auschwitz”, foi responsável pela morte de cerca de 1.5 à 4 milhões de europeus. Todos os dias centenas de pessoas, muitos deles jovens visitam o local para saber a verdade sobre os crimes de Humanidade cometidos aqui e pagar o tributo às pessoas que aqui perderam a sua vida.
Depois da II G.M., no território do campo de concentração de Auschwitz (Polónia) foi criado Museu estatal “Auschwitz– Birkenau” www.auschwitz.org.pl onde as barracas dos prisioneiros foram transformados em exposições dedicadas às várias nacionalidades (cada nação ocupa a exposição de um piso numa barraca de dois pisos). Hoje as exposições já têm os judeus, polacos, checos, eslovácos, húngaros, franceses, holandeses, austríacos, jugoslávos, ciganos, para breve planeia-se a abertura da exposição italiana e belga.
Ucrânia, que viveu um longo período sem ter o seu próprio estado, nunca foi convidada criar a sua própria exposição, embora em Auschwitz estiveram presos muitos ucranianos, entre os soldados do Exército soviético, mais de 300 activistas da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), centenas de outros ucranianos que foram presos pela desumana maquina nazi.
O Congresso Mundial Ucraniano, www.ukrainianworldcongress.org chama a atenção para o facto de que barraca № 14 (onde eram encarcerados vários grupos dos prisioneiros políticos ucranianos) agora está a ser reconstruído. A barraca №14 e №17 está intimamente ligada ao grande número dos ucranianos, que passaram aqui os seus últimos dias, eram torturados e conheceram uma morte desumana nos mãos dos nazis. Pai falecido do Presidente Victor Yushenko também era preso em Auschwitz.
Congresso Mundial Ucraniano solicita à V.Excia para que Presidente da Ucrânia fizesse a diligência necessária junto a Administração do complexo de “Auschwitz– Birkenau” com pedido de atribuir um dos pisos da barraca №14 aos ucranianos. Congresso Mundial Ucraniano e Liga Mundial dos Prisioneiros Políticos Ucranianos está financeiramente disposta a ajudar em criação desta exposição através de criação dos fundos para o efeito. Chamamos Vossa atenção ao facto do que temos que agir rapidamente, e se não conseguimos um piso na barraca №14, podemos solicitar para o efeito as barracas №8, №9, №26 e № 28.

Respeitosamente,
Pelo Congresso Mundial Ucraniano,
Askold Lozynskyj (Presidente)
UKRAINIAN WORLD CONGRESS / CONGRESO MUNDIAL UCRANIO
СВІТОВИЙ КОНҐРЕС УКРАЇНЦІВ / CONGRÈS MONDIAL UKRAINIEN
145 EVANS AVENUE, #207, TORONTO ON M8Z 5X8 CANADA • TEL. (416) 323-3020 • FAX (416) 323-3250, E-MAIL: congress@look.ca 225 E. 11th STREET, NEW YORK NY 10003 USA • TEL. (212) 254-2260 • FAX (212) 979-1011, E-MAIL: Askold@verizon.net

Sem comentários: