quarta-feira, setembro 28, 2005

Ucrânia reforça o Serviço da segurança

O Presidente da Ucrânia, Viktor Yuschenko empossou o novo Chefe do Departamento do Planeamento Estratégico e Apoio Informativo e Analítico do Serviço da Segurança da Ucrania (SBU), Volodymyr Otreshko.
Desde Outubro de 2003, Volodymyr Otreshko era o chefe do Departamento do SBU em Kyiv, antes encabeçava SBU na província de Luhansk.
Presidente Yuschenko também apresentou à Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) um anteprojecto – Lei de aumento de número de efectivos do SBU até 41.750 pessoas, entre eles 34.610 militares. No anteprojecto, denominado “Estrutura geral e número de efectivos do Serviço da Segurança da Ucrânia”, Presidente esta propor aos deputados, confirmação da nova estrutura do SBU, que engloba a Direcção Central do SBU, orgãos regionais, orgãos de inteligência militar e outros departamentos, organizações e empresas, como Serviço de Telefonia governamental e o Centro anti – terrorista.
A prerrogativa de confirmar o número de efectivos do SBU, cabe ao Parlamento ucraniano. Por sua vez, Presidente Yuschenko acredita que aumento de efectivos, ajudará positivamente ao SBU de desempenhar as suas tarefas, neste momento complicado da história da Ucrânia.

Blogger: Queremos lembrar, que SBU e outros serviços secretos ucranianos, desempenharam um papel muito importante durante a Revolução Laranja. Os oficiais do SBU garantiam a segurança dos lideres da Revolução e dos manifestantes, contra os terroristas vindos do exterior. As secretas ucranianas também impossibilitaram a tomada da cidade de Kyiv pelas tropas do Ministério do Interior, leais ao Yanukovich & C°.

Sem comentários: