terça-feira, junho 21, 2005

Chornobyl será seguro em 2009

Um novo sarcófago, será construído para cobrir a estacão atómica ucraniana de Chornobyl em 2009. Essa informação foi dada aos jornalistas, pelo Ministro das Situações de Emergência, David Zhvania, durante a linha telefónica directa do Gabinete dos Ministros da Ucrânia.
Na conferência dos países – doadores, que tive lugar em Londres, no passado dia 12 de Maio de 2005, foi decidido encaminhar mais de 200 milhões de USD para a realização do projecto “Abrigo”. As novas entradas do dinheiro, vão complementar os anteriores 600 milhões de Euros, que foram prometidos pelos 28 países doadores.
O novo sarcófago, pretende transformar o IV destruído reactor do Chornobyl, em um objecto ecologicamente seguro. Neste momento, o Governo da Ucrânia, inicia os procedimentos para um concurso internacional, logo depois começarão os trabalhos preparatórios junto às ruínas do reactor. Consoante os planos, o novo sarcófago terá a forma de um arco de 100 metros de altura e 250 metros de extensão. Arco será montado num lugar seguro, e depois puxado para cobrir o sarcófago antigo e aquilo que resta do reactor. O novo sarcófago contentará vários elementos, que permitirão fazer trabalhos profilácticos dentro da estrutura no futuro, como desmontar os elementos instáveis do antigo sarcófago, ou retirar o seu conteúdo radioactivo. O custo total do projecto ultrapassa um bilião de dólares.
Alem disso, o novo Governo da Ucrânia, ordenou a operadora de todas as estacões de energia atómica ucranianas – NAEK “Energoatom”, de depositar nos cofres do Estado, no período entre Maio à Dezembro de 2005, a quantia de 283, 4 milhões de UAH (cerca de 56 milhões de USD), para financiar os trabalhos de manutenção do Chornobyl.
A estacão atómica de Chornobyl, é a única estacão atómica ucraniana que não faz parte do quadro de NAEK “Energoatom”. Por iniciativa do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (EBBR), Chornobyl deixou de pertencer à esta empresa e transformou-se numa EE especializada.

Fonte: Primeiro Canal Nacional da TV da Ucrânia.

P.S. Alguém pode achar, que EE – Empresa Estatal é uma coisa do passado socialista, mas achamos que existem alguns sectores na economia, onde o controlo Estatal não apenas é desejável, mas indispensável. Chornobyl é um caso destes.

Sem comentários: