sexta-feira, abril 08, 2005

Festival Eurovisão com vento em popa

Menos de dois menos nos separam do início do quinquagésimo Festival Eurovisão, a ter lugar na cidade de Kyiv, capital da Ucrânia. Os bilhetes já estão à venda, os participantes estão definidos e os organizadores decidiram revelar os nomes dos apresentadores do show. Os apresentadores do semi – final e final serão a cantora Ruslana Lyzjychko (vencedora do Eurovisão 2004), DJ Pásha e pugilista Volodymyr Klichko. Mas o seu papel pormenorizado, é mantido em segredo.
No total, 39 países participarão no Festival, que terá o inicio no dia 19 de Maio. Os dez melhores participantes transitarão para o final, onde automaticamente entram os representantes da Grã Bretanha, França, Alemanha e Espanha – países que financiam, em grande parte, o Festival. A Ucrânia, como país – vencedor da edição passada, também entrará directamente para o final. No entanto, em Kyiv já foram sorteados as posições dos participantes. A Ucrânia recebeu o numero 16, entre os 24 países, que chegarão ao final.
A Ucrânia será representada no Festival pelo grupo da cidade de Ivano – Frankivsk, Greenjolly com a canção “Razom nas bahato” (Juntos somos muitos). Neste momento vários meios de comunicação social estrangeiros mostraram a abundância do interesse nos músicos, incluindo BBC, Reuters, televisões ASAHI (Japão) e Canal+ (França).
A Ucrânia participou pela primeira vez no Festival em 2003, com a música “Hasta la vista, baby”, interpretada pelo Oleksander Ponamarev, que ocupou a 14-a posição no final. Em 2004, a cantora Ruslana Lyzjychko ganhou o Festival com a música “Wilde Dance”, baseada na interpretação moderna dos ritmos e cultura Gutsul.

A ordem na Eurovisão em Kyiv será mantida pelas mulheres

O ordem durante o Festival Eurovisão em Kyiv, será mantida pelas mulheres das varias empresas de segurança ucranianas, vestidas com as roupas de grife. O tipo do fardamento é agora criado pela Direcção do Festival. O concurso público para encontrar a empresa que será a responsável pela segurança dentro do Palácio dos Desportos (local de Festival) já foi lançado. Mas a segurança global da Eurovisão, será assegurada por todas as agências da Lei e Ordem da Ucrânia.
Assim, o Ministério do Interior, terá as patrulhas junto ao local do Festival, Policia de trânsito irá controlar o trânsito junto ao Palácio e acompanhar os visitantes estrangeiros nas suas excursões pela cidade. Ministério das situações de emergência, terá ao seu cargo o uso de pirotecnia, iluminação, segurança contra incêndios e acompanhamento médico. Departamento de Segurança do Estado irá proteger os visitas – VIP e verificar a segurança de todos os meios técnicos. Alem disso, terão a sua segurança reforçada os 13 hotéis da cidade, onde ficarão alojados os participantes do Festival e “Euroclube”, onde os participantes ficarão a descansar depois da actuação. Por questões da segurança, algumas estacões do metro de Kyiv, nomeadamente o “Palácio dos desportos” (Палац Спорту) serão, provavelmente, fechadas.
Todos os espectadores do Festival, vão conhecer as regras, que são escritos no verso do seu bilhete: é proibido trazer todo tipo de armas, álcool, qualquer tipo de recipientes de vidro, metal ou plástico, lanternas, elementos pirotécnicos, foto e vídeo câmaras e também trazer os animais de estimação. Nas entradas funcionarão sistemas de detecção de metais e skanners de raio Roentgen.

As biografias dos elementos do Greenjolly

Roman Kalyn

Nasceu em 17 de Abril de 1968 na cidade de Ivano – Frankivsk. Sua mãe, Natalia Kalyn toda a vida trabalhou na empresa local “Mebli”, onde cresceu do simples economista ao posto do contabilista geral. Agora está na reforma. Seu pai, Ihor Kalyn trabalhou em diversos sectores – como servente, armazenista, também foi director de uma companhia da alimentação. Morreu em Julho de 1994.
Desde muito novo, Roman gostava da música, ele estudou na Escola da Música, onde aprendeu tocar o acordeão e guitarra. No secundário, Roman começou tocar a viola – baixo, num grupo, chamado Vizyt (Visita), que actuava nas festas da escola.
Em 1985, após terminar o secundário, Roman Kalyn começou estudar no Instituto do Óleo e Gás de Ivano – Frankivsk. Mas após ter terminado o primeiro ano do estudo, Roman foi chamado a cumprir o serviço militar obrigatório no exército de URSS. Ele passou dois anos na República Democrática Alemã, tocando numa banda militar. No exército, Roman aperfeiçoo o seu domínio da trombeta, da guitarra baixa, do cornetim de chaves e dos teclados.
Em 1988 Roman voltou aos estudos e nesse mesmo ano participou na criação do primeiro grupo rock da Ucrânia Ocidental – “Zakhid” (Ocidente). Estudando e tocando no grupo, Roman encontrou sua futura mulher – Tetiana, com quem casou-se em 1990. Sua filha Natalia nasceu em 28 de Janeiro de 1991, no mesmo ano, quando a Ucrânia proclamou a independência.
Em 1989 o grupo “Zakhid” participou no festival da música “Chervona Ruta”. Após este evento, o grupo recebeu vários convites para os concertos e festivais, mas infelizmente o guitarrista ficou doente e deixou a banda. Mais tarde, o grupo mudou do estilo e do nome, passando a ser chamado “Mynula Yun” (A juventude passou). Em 1996, Roman Kalyn participa na criação do outro grupo, “Nema Marli” (No Morley), que tocava a música reggae. Mais tarde, ao grupo junta-se o guitarrista Roman Kostyuk. O grupo “Nema Marli” participa no Festival “The Pearls of the Season – 97”.
Em 1998, o grupo muda o seu nome para Greenjolly e participa em vários festivais, como: “The Future of Ukraine”, “The Melody” e “The Pearls of the Season”, sempre ocupando o segundo lugar. Em 2001 o ex – guitarrista do grupo “La Manche”, Oleksander Tokarev e o ex – baterista do grupo “Deya”, Ihor Ozarko juntaram-se ao Greenjolly.
Mais tarde, Roman Kalyn e Roman Kostyuk criaram o seu próprio estúdio, “Roma Records” que produzia a música de alta qualidade. Em 2004, Roman & Roman foram convidados a trabalhar para a estacão do rádio de Ivano – Frankivsk, “Zakhidniy Polus” (Western Pole).
No dia 23 de Novembro de 2004, na praça central de Ivano – Frankivsk, perante um quarto de população da cidade, Roman Kostyuk e Roman Kalyn tocaram a sua nova música “Razom nas bahato”, começando dessa maneira uma nova pagina para si e para música da Ucrânia.

Roman Kostyuk

Roman Kostyuk acredita que o seu caracter começou formar-se aos 16 anos de idade, quando ele iniciou o estuo da guitarra, descobrindo que o instrumento, será a parte importante da sua vida. Roman diz que foi feliz por ter um bom professor, Valentyn Mamedov, que dominava todas as técnicas de tocar a guitarra. Encorajado pelo professor, Roman mergulhou na música, tocando a guitarra todos os dias, entre seis à oito horas diárias. Desde os seus 16 anos de idade, Roman segue o principio: “Se o teu emprego, interfere com a tua música, é o tempo de mudar o emprego”.
Aos 21 anos, Roman casou-se com Lesia, que lhe oferece toda o apoio, paciência e compreensão necessários, para um músico de sucesso. Aos 29 anos de idade, Roma Kostyuk junta-se ao Greenjolly, onde especializa-se em escrever os textos e a música.

Andriy Pisetskiy

Nasceu aos 4 de Dezembro de 1979 na cidade de Ivano – Frankivsk.
Sua mãe, Lenina Pisetska é a professora de escola de Música e o seu pai, Ihor Pisetskyi é um engenheiro. Andriy tem o irmão mais novo, Maksym, nascido em 1986, que estuda no Instituto Militar da Radio – Electrónica na cidade ucraniana de Zhytomyr.
A especialidade musical do Andriy é violino e saxofone, ele foi graduado pela Academia de Musica de Ivano – Frankivsk na classe de saxofone. O seu local de trabalho é orquestra sinfónica de variações. Andriy participou anteriormente nos vários festivais musicais e juntou-se ao grupo em Janeiro de 2005.

Países participantes no quinquagésimo Festival Eurovisão em 2005

Albânia, Andorra, Áustria, Belarus, Bélgica, Bósnia & Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Macedónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Letónia, Lituânia, Malta, Moldova, Mónaco, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia & Montenegro, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Grã Bretanha.

Página oficial da Ucrânia no Eurovisão:
http://www.eurovision.tv/english/ukraine.htm

Sem comentários: