sábado, março 19, 2005

Viktor Yushenko receberá o Prémio JFK


Presidente ucraniano, Viktor Yushenko, que sobreviveu uma tentativa de assassínio e desacreditação, movida pelos seus oponentes pró – russos, irá receber o Prémio Perfil da Coragem Jonh F. Kennedy de 2005, anunciou a Fundação & Biblioteca John F. Kennedy em Boston (EUA), no passado dia oito de Março. Presidenta da Fundação, Caroline Kennedy falou pessoalmente com o Presidente ucraniano no dia anterior, dando lhe a notícia em primeira mão.
Presidente receberá o Prémio Kennedy das mãos de Caroline Kennedy e senador Edward M. Kennedy, durante a cerimonia oficial, que terá lugar em Maio de 2005 nas instalações da Fundação & Biblioteca Kennedy na cidade de Boston.
“Viktor Yushenko inspirou os cidadãos do mundo com a sua extraordinária coragem”, disse Caroline Kennedy, - “o seu cometimento com a liberdade e o processo democrático é um exemplo poderoso de como uma única pessoa, pode realmente fazer a diferença. Viktor Yushenko é um verdadeiro exemplo de coragem, que o meu pai iria admirar grandiosamente.”
A mesma opinião tem o senador Edward M. Kennedy, que afirmou: “Viktor Yushenko mudou o mundo, com o seu exemplo brilhante da coragem política”.
O Prémio Perfil da Coragem Jonh F. Kennedy, é atribuído anualmente aos servidores públicos, que apesar de uma fortíssima oposição aos seus ideais, conseguiram seguir a sua própria linha de pensamento para chegar ao aquilo que está certo.
No passado, foram distinguidos com o Prémio, o ex – Presidente dos EUA Gerald Ford, o Secretario Geral de ONU Kofi Annan, físico e activista dos direitos humanos de Afeganistão Dr. Sima Simar e o grupo de oito negociadores da Paz na Irlanda do Norte, responsáveis por acordo histórico de Good Friday.
O nome do Prémio, provem do livro escrito pelo próprio JFK e galardoado em 1957 com o Prémio Pulitzer, "Profiles in Courage” que conta as historias dos oito senadores americanos, que arriscaram as suas careiras para lutar por aquilo, em que eles acreditavam.
A Fundação & Biblioteca John F. Kennedy, criaram o Prémio Perfil da Coragem em 1989, em honra do cometimento e contribuição do JFK para o serviço público. O Prémio é entregue aos vencedores no dia 29 de Maio, assinalando o aniversario do Presidente Kennedy.
Descrito por alguns, como “Nobél da Governação”, Perfil da Coragem é representado por uma lanterna de prata genuína, que simboliza o farol de esperança. A lanterna foi criada por Edwin Schlossberg e fabricada por empresa Tiffany & Co.
Viktor Yushenko foi escolhido à receber o prestigioso Prémio JFK por sua coragem política, por um comité de notáveis representantes dos lideres políticos e comunitários dos EUA. O comité é presidido por John Seigenthaler, fundador do Primeiro Centro das Emendas na Universidade de Vanderbilt, outros membros são: David Burke, ex – presidente da cadeia de TV CBS News, Marian Wright Edelman, Presidenta do Fundo de Defesa de Crianças, Antonia Hernandez, Presidenta e Chefe da Fundação Comunitária da Califórnia, Elaine Jones, ex – Directora de Fundo de Defesa Legal e Educação, Caroline Kennedy (filha do JFK), Presidenta da Fundação & Biblioteca John F. Kennedy, Edward M. Kennedy (irmão do JFK), senador democrata de Massachusetts, Patrícia M. Wald, ex – juíza do Tribunal Internacional Penal para ex- Jugoslávia e John Shattuck, antigo embaixador dos EUA na República Checa, entre outros.

A Biblioteca & Museu John F. Kennedy

A Biblioteca e Museu John F. Kennedy é o memorial oficial do Presidente John F. Kennedy. Uma obra arquitetónica de I.M. Pei, o Museu oferece exibições, que tentam mostrar ao pormenor a Casa Branca da era Kennedy: para tal eles possuem até um pedaço da lua e uma parte do muro de Berlim.

Endereços:

Biblioteca John Fitzgerald Kennedy - Columbia Point - Boston, Massachusetts 02125;Local: (617) 514-1600; TTY: (617) 514-1573; Linha grátis: 1-866-JFK-1960; Fax: 617-514-1652e-mail: kennedy.library@nara.gov

Fundação John Fitzgerald Kennedy - Columbia Point - Boston, Massachusetts 02125; Tel: 617-514-1550 - Fax: 617-436-3395
URL: www.jfklibrary.org
e-mail: Postmaster@JFKLFoundation.org

Contacto de imprensa: Tom McNaught (617) 514-1656;
e-mail: Tom.McNaught@JFKLFoundation.org

Sem comentários: