terça-feira, outubro 20, 2009

Andy Garcia no papel de Mikheil Saakashvili

O realizador americano – finlandês Renny Harlin (dirigiu Die Hard 2 e Cliffhanger), está a filmar a película sobre a guerra na Geórgia, ocorrida em Agosto de 2008.

As filmagens começaram no passado mês de Setembro, na região de Tsalka que realmente foi o palco da última guerra; as cenas de batalhas foram filmadas em Vardzia e Mtskheta. As cenas em que participa o actor Andy Garcia, que faz o papel do presidente Mikheil Saakashvili, foram filmadas na residência do chefe do estado georgiano em Tbilissi.

Uma das cenas actualmente em rodagem é o comício na avenida Rustaveli, onde em 2008 discursavam os líderes de vários países europeus, apoiando a independência e a integridade territorial da Geórgia. Um dos presentes era o presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko: http://www.youtube.com/watch?v=MLqn6z63X7g

O filme conta a história do jornalista americano e o seu operador da câmara, que se encontraram no território georgiano quando a guerra começou. Renny Harlin explica que o seu filme não será contra ninguém, apenas contra a guerra.

A estreia do filme é planeada para o Maio de 2010, nas principais papeis estarão os actores estrangeiros, como alemã Antje Traue ou veterano croata Rade Serbedzija (coronel Demidov).

O filme ainda não tem o título definitivo, neste momento é conhecido como Projecto sem o título do Renny Harlin / a guerra russo – georgiana” (Untitled Renny Harlin/Georgia-Russia War Project).

Fotos: © REUTERS / Irakli Gedenidze
http://cyxymu.livejournal.com/590080.html
UPD: Ontem, foi filmada a cena do comício, ocorrido em Agosto de 2008, quando 6 presidentes europeus viajaram até o Tbilissi, para apoiar a Geórgia, face à agressão russa. O amigo abkhazeti-dato providenciou o link, onde podemos ver estas filmagens (mais a entrevista com o realizador do filme, Renny Harlin):

1 comentário:

Marta Salazar disse...

wow! tendremos que verla!