quinta-feira, janeiro 15, 2009

Tártaros oferecem o gás a Ucrânia!

A coerção brutal da dupla Kremlin & Gazprom, obteve uma resposta inesperada dos intelectuais da República do Tartaristão.

Conhecido escritor e activista político & social tártaro, um dos liquidadores da catástrofe nuclear de Chornobyl na Ucrânia, Aydar Halim, apresentou à Comunidade Internacional o comunicado, difundido pelo serviço de imprensa do Centro da Sociedade Tártara / Governo do Tartaristão.

No comunicado, Aydar Halim afirma que a Ucrânia tem todo o direito de usar o gás natural da Sibéria, que até a ocupação russa do Canato de Cazã, era o território tártaro.

“... gás é do próprio Ala, a propriedade tártara da origem siberiana, caída nas mãos dos russos, após a queda do Cazã, – relembra Aydar Halim. – Por isso a Ucrânia poderá nem pagar o gás, nós o enviamos gratuitamente para os nossos irmãos ucranianos, como a contribuição irrisória da Rússia ao povo ucraniano, pelo 444 anos do uso do seu território como a plataforma de novas e novas conquistas".

O Comunicado também foi subscrito pelo o líder do Milli Mejlis (Parlamento do Povo tártaro no exílio), cientista químico de renome e dissidente soviético Vil Mirzanov, que neste momento reside nos EUA. Ele tomou a responsabilidade de difundir o documento no estrangeiro, com o título: “Ucrânia, leva o nosso gás de graça! Os russos o roubam dos tártaros!”.

Lembramos, que em Dezembro do 2008, o Milli Mejlis no exílio aprovou o apelo à Comunidade Internacional, pedindo o reconhecimento da Independência do Tartaristão.

Documento lembrava que no século XVIII, segundo o censo do rei russo Pedro I, as nações russa e tártara tiveram o mesmo número de habitantes, cerca de 5, 5 milhões de pessoas. Mas já no século XX, os russos cresceram até 120 milhões e os tártaros ficaram com o mesmo número de cidadãos.

No dia 30 de Agosto de 1990, os tártaros aprovaram a Declaração da Soberania Estatal do Tartaristão, organizaram o referendo com a participação dos observadores internacionais, onde a proposta de Soberania ganhou com 61,4% dos votos favoráveis.

Fonte:
http://blogs.mail.ru/mail/dina175/76B322E7B93B1E9E.html

Sem comentários: