terça-feira, dezembro 16, 2008

Nosso blogue completou 4 anos da vida

O blogue da Comunidade Ucraniana de Moçambique, criado em 2004 na auge da Revolução Laranja, completou no dia 15 de Dezembro de 2008 os seus primeiros quatro anos da vida. Hoje propomo-lhe uma curta “visita guiada” na história da Comunidade Ucraniano no país, desde os primeiros emigrantes, até os dias de hoje.

Primeiros ucranianos em Moçambique

Entre primeiros ucranianos que se radicaram em Moçambique podemos citar o caso de Mikhailo Tereshchenko, Ministro das Finanças no Governo Provisório de Alexander Kerensky. Apôs sua saída da prisão bolchevique em 1918, ele trabalhou em Moçambique nos anos 1950, nos quadros da empresa MODAL. Mais tarde, Moçambique foi escolhido como a sua pátria o Sr. Leo Kröger, filho da mãe ucraniana e do pai alemão, que nasceu em 1912 na cidade de Khabarovsk. O seu avo, Arseniy Shvorin era professor na cidade de Kyiv, onde foi preso pela polícia czarista pelo seu envolvimento no Movimento Popular (Narodnik) e exilado à força junto com a família para o Extremo Oriente russo.

Leo Kröger viveu uma vida longa e extremamente estimulante, foi caçador e empresário na China, foi perseguido pala NKVD (a sua irmã e o seu cunhado foram fuzilados pela NKVD durante as purgas na Ucrânia entre 1937 – 38), acabando radicar-se em Moçambique desde o ano 1956 e até a sua morte em 2004. Ele escreveu vários livros sobre a sua vida, que foram publicados na RAS, EUA e Rússia.

Ucraniano étnico, Tomas A. Kalesnichnko (1930 – 2003), colunista político soviético (oficialmente) e espião por conta da KGB, visitou Moçambique no início dos anos 60 à convite do “Príncipe da Beira”, Eng.º Jorge Jardim.

Outros ucranianos ilustres ou simplesmente interessantes, que passaram pelo Moçambique recentemente, foram o ucraniano – brasileiro, Subprocurador Geral da República do Ministério Público Federal, Dr. Miguel (Myhaylo) Guskov (em 1997), cujos pais são oriundos da província ucraniana de Odessa e o empresário do ramo da pesca, Igor Sikorsky, sobrinho – bisneto do inventor ucraniano do helicóptero moderno, Igor Sikorsky (em 2006).

Os moçambicanos na Ucrânia & emigração moderna

Os primeiros moçambicanos foram estudar à Ucrânia no início dos anos 60, pela mão da FRELIMO. Assim, em 1964 – 1971, o representante da FRELIMO na Ucrânia (exactamente na Ucrânia e não na URSS), era Dr. António Lourenço Chade, hoje uma figura extremamente respeitável no seis do sistema jurídico moçambicano, principalmente na província nortenha da Nampula.

Obviamente, depois da Independência de Moçambique, o número de moçambicanos a frequentar os cursos médios e superiores na Ucrânia quadruplicou. Alguns destes estudantes casaram-se na Ucrânia, várias famílias escolheram viver em Moçambique, outros separaram-se entre dois continentes.

Uma das primeiras mulheres ucranianas que foi viver para o Moçambique, foi a Maria Smoliar, pintora mais conhecida pelo seu nome artístico de Maria Cenzane. Em 1989 (?) ela ganhou em nome de Moçambique o concurso da pintura no Japão, com um quadro dedicado à tragédia ucraniana de Chornobyl.

Comunidade Ucraniana de Moçambique. Actualidade

Neste momento a comunidade ucraniana basicamente é formada por três grandes grupos de cidadãos: médicos, professores e as mulheres que se casaram com os estudantes moçambicanos na Ucrânia, escolhendo de seguida Moçambique como sua segunda pátria.

Pelos nossos cálculos podemos falar sobre cerca de 150 famílias mistas e umas 200 crianças moçambicano – ucranianas. Infelizmente, a política do actual Ministro da Saúde, Sr. Dr. Paulo I. Garrido faz com que nos últimos quatro anos, um número muito grande dos médicos ucranianos e as suas famílias, deixou o Moçambique (por não prorrogação dos contractos, a oferta de contractos de categoria “D” e “E”, simplesmente humilhantes para os profissionais experientes, etc.)

Moçambique não têm nenhumas organizações sócio – culturais ou religiosas ucranianas, a maioria dos crentes da comunidade pertencem à igreja ortodoxa e frequentam as missas na Igreja Ortodoxa Grega do Arcanjo Gabriel em Maputo. Até o pouco tempo, o padre que tomava a conta dos ortodoxos em Moçambique era Jorge (Georhiy) Zolotenko, ucraniano formado em teologia na Grécia.

Moçambique também não possui nenhuma representação diplomática da Ucrânia, a Embaixada e Consulado mais próximos estão na RAS, em Pretória, mas o Encarregado de Negócios e Cônsul interino da Ucrânia em Moçambique, têm a residência na na cidade de Luanda na República de Angola.

Em Setembro de 2006, o Embaixador Honorário e Plenipotenciário da Ucrânia em Moçambique, Sua Excelência Dr. Volodymyr Lákomov, visitou o nosso país (teve o encontro com a Sua Excelência Presidente da República Armando E. Guebuza e com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Alcinda de Abreu). Em Setembro de 2007 Moçambique foi visitado pela Cônsul interina da Ucrânia, Dra. Tatiana Nagruzova e em Abril de 2008 pelo Encarregado de Negócios a.i. da Ucrânia na República de Angola e em Moçambique Sr. Volodymyr Kokhnó.

Primeiro blogue ucraniano em África

O nosso blogue foi criado no dia 15 de Dezembro de 2004, na auge da Revolução Laranja, basicamente, para informar os falantes do português sobre a realidade ucraniana (havia muita gente desenformada e havia também muita gente que desenformava). O nosso público – alvo eram e continuam a ser, os cidadãos do espaço da CPLP, até hoje (15.12.2008), o blogue já foi visitado pelas 112.590 pessoas. Não somos, obviamente, os campeões de audiências, mas ficamos extremamente sensibilizados, quando alguns leitores nós escrevem assim: “começo o meu dia, lendo o vosso blogue”. Conhecem algo mais estimulante do que isso?

Trabalho comunitário

A nossa cooperação principal é com o sítio brasileiro Portal Ucraniano, criado pelos brasileiros da quinta geração da emigração ucraniana naquele país da América Latina. Muitas das vezes a juventude ucraniano – brasileira já não fala ucraniano, por isso é muito importante para eles, receber a informação positiva e honesta sobre a Ucrânia na sua língua materna, neste caso é o português. Por sua vez, o Portal Ucraniano é um valioso instrumento da divulgação da informação sobre a vida da comunidade ucraniana do Brasil, implantada neste país há mais de 100 anos.

Além disso, o nosso blogue é parceiro da Associação dos Ucranianos de Portugal, uma associação composta por 4ª onda da emigração ucraniana naquele país europeu, também conhecida na Ucrânia como a “emigração económica”.

Sem comentários: