segunda-feira, janeiro 17, 2011

Ucrânia na CNN

Toda essa semana (e me parece que todo o mês de Fevereiro), a CNN irá dedicar a sua atenção especial a Ucrânia, inserido no projecto i-List.

Não há duvidas, o novo governo ucraniano, que no curtíssimo espaço do tempo retrocedeu o país em matéria dos direitos humanos fundamentais e das liberdades civis individuais, procura melhorar a sua imagem entre a comunidade internacional. Mas não é menos verdade, que ninguém proibia ao governo anterior de gastar um pouco da sua atenção (e se calhar alguns recursos financeiros mínimos), para que a CNN e outras televisões internacionais prestassem mais atenção a Ucrânia.

A opção dos tópicos da CNN demonstra que estes eventualmente foram escolhidos com a “ajuda” do poder executivo ucraniano: “sociedade civil vibrante” (aparecem alegadas feministas da FEMEN), infra-estrutura do Euro-2012 (projecto do âmbito nacional, cujo relativo sucesso é clamado pelo novo executivo). Claro, sem esquecer de alguns clichés jornalísticos: desastre do Chornobyl, “velho” (imagens de foices e martelos) e “novo” (construção civil), etc. Mas a frase que me “arrasou” mesmo foi (cito da memória): “Elite behind stereotypes and pushing to new territories” (voz-off parecida com a do coordenador do projecto, jornalista Jim Clancy). Quem é essa elite ucraniana, presidente Yanukovich, que na juventude gamava os gorros de pele das pessoas? Os membros do seu partido, que frequentemente se comportam como um bando de pequenos criminosos do bairro?

Pelos vistos, o dinheiro é que manda; de qualquer maneira, aconselho nos próximos tempos estar mais atento à programação da CNN, pois qualquer projecção adicional da Ucrânia no mundo é sempre bem vinda. Quase esqueci, quem quiser mandar as fotografias da Ucrânia, poderá fazer isso até o dia 23 de Janeiro (aqui e aqui).

Ver o programa i-List na CNN (o horário é GMT):

Segunda – Feira, 17 de Janeiro, às 17h30
Terça – Feira, 18 de Janeiro, às 17h30
Quarta – Feira, 19 de Janeiro, às 17h30
Quinta – Feira, 20 de Janeiro, às 17h30

Bónus

A empreendedora americana de origem ucraniana, Susan Soorenko, dona da Moorenko’s Ice Cream Café em McLean e Silver Spring nos EUA, chamou a atenção da CNN, Washingtonpost.com e da imprensa americana em geral pela maneira inteligente e inovadora de vender o seu sorvete durante o Inverno gélido americano.

Ver o vídeo no YouTube:

Sem comentários: