sexta-feira, junho 18, 2010

Ucrânia recorda Holodomor

No sábado, dia 19 de Junho, se inicia em Kyiv a campanha internacional denominada “Não deixe apagar a vela da memória”.

Milhares de velas viajarão pelas cidades e aldeias da Ucrânia e do mundo, para que o seu fogo, circunscrevendo o planeta Terra, recordasse a tragédia terrível e as milhões de vítimas ucranianas do Holodomor.

No próximo Dia da Memória das Vítimas do Holodomor (27 de Novembro de 2010), a chama da memória voltará ao memorial do Holodomor em Kyiv (rua Ivan Mazepa № 15A). Em todos os países que apoiam essa iniciativa: Reino Unido, Austrália, EUA, Espanha, Canada, Argentina, Brasil, Grécia, Portugal, Rússia e outros (32 países no total), serão celebradas as missas onde participarão os representantes de diferentes confissões religiosas, políticos e membros dos governos dos países de acolhimento, os representantes da Diáspora ucraniana. A vela oratória também entrará no edifício do Parlamento Europeu e das Nações Unidas.

A segunda paragem da vela é a cidade de Lviv, onde no Domingo, dia 20 de Junho, na praceta em frente do monumento do Taras Shevchenko, será celebrada a missa em memória das vítimas do Holodomor.

Organizador da acção em Lviv – O Movimento Juvenil da Defesa dos Interesses Nacionais. O endereço oficial da campanha: http://www.holodomor33.org.ua/. O telefone de contacto: + 380 63 6286841

Fonte

Sem comentários: