sexta-feira, junho 26, 2009

Washington homenageia Shevchenko

No dia 27 de Junho de 1964, o presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, inaugurou em Washington D.C. o monumento do proeminente poeta ucraniano, Taras Shevchenko, situado no cruzamento da Avenida 22ª e Rua P NW.

No dia 27 de Junho de 2009, às 11h00, a Embaixada da Ucrânia nos EUA, convida todos os ucranianos e amigos da Ucrânia a participar em um evento festivo, que marcará o 45º aniversário da inauguração do monumento.

Estarão presentes na cerimónia os representantes da Casa Branca, Departamento do Estado, Congresso, Conselho Municipal do Washington D.C., Serviço Nacional dos Parques, Embaixador da Ucrânia nos EUA Sr. Oleh Shamshur, Comunidade Americano – Ucraniana, entre outros.

Taras Shevchenko sempre via os EUA como um país especial, dai a referência da figura do George Washington nos seus versos, onde o bardo ucraniano exorta as qualidades do presidente americano como o pai da jovem nação e o exemplo para os líderes democráticos da Ucrânia. Poeta ucraniano também sentia a forte amizade e a atracção mútua para com o actor afro – americano Ira Aldridge. Nascido como servo, Shevchenko vivia como as suas, as injustiças e a discriminação que os afro – americanos eram sujeitos naquela época nos EUA.

Caso chover no dia da cerimónia, o evento passará para o recinto da Igreja dos Peregrinos, situada em frente do memorial, do outro lado da mesma rua. Na inauguração estará presente o Coro Episcopal Ucraniano (cantará o hino dos EUA e da Ucrânia), os tocadores da bandura e as crianças a recitar as poesias do Taras Shevchenko.

1 comentário:

a-ingwar disse...

Гарна знимка.