quinta-feira, setembro 13, 2007

Maputo a espera do tsunami...

Depois do terramoto que ontem várias vezes atingiu a Indonésia, com sismos de 7.9 – 8.4 grãos de Richter, a Televisão de Moçambique emitiu um alerta para os moradores do Bairro Triunfo (bairro da classe média – alta, situado na praia de Costa de Sol, à uns 10 km do centro da cidade), dizendo que não era seguro estar a menos de 150 metros da praia.
Bom, o marginal em frente do bairro já esta muito degradado, as casas estão a uns 10 – 15 metros da linha da água. Alegadamente o tsunami podia chegar a cidade de Maputo por volta das 22h00 do dia 12 de Setembro, por isso temeu-se o pior. As famílias saiam do bairro, as crianças eram “enviadas” para as casas dos familiares na cidade alta. As barracas, os bares improvisados, o mercado do peixe e a própria marginal eram completamente vazios. Os transportes colectivos não funcionavam nos vários pontos da cidade.

Nesta circunstância a Praceta do Destacamento Feminino (vulgo “Maringue”) serviu de ponta de observação para vários cidadãos curiosos que não quiseram perder o espectáculo do tsunami. Felizmente, fomos mais uma vez protegidos pelo Madagáscar, assim ficamos muito mais seguros, mas menos divertidos, que afinal nem sempre é mau...
p.s.
Mas como não havia o tsunami natural, então Luiz Felipe Scolari (Filipão), seleccionador da selecção portuguesa do futebol, entrou ontem no relvado e atacou o jogador sérvio Ivica Dragutinovic tentando o agredir na cara, agora espero que seja exemplarmente castigado, para servir de exemplo para outros.












Sem comentários: