terça-feira, julho 10, 2007

Retratos de afro ucranianos

Termo afro ucraniano, inventado por mim em 1996 (se não fazer o auto – promoção, quem é que fará o RP alheio?), hoje em dia já têm uma certa divulgação na Ucrânia. Mas quem são os tais afro ucranianos, da onde eles vieram, para onde vêem e como vivem? Esta curta reportagem fotográfica, com certeza, não pretende responder às questões fundamentais, simplesmente quer mostrar alguns retratos de afro ucranianos, africanos que vivem e trabalham na Ucrânia.

Eduard Dyahterenko. Nasceu na capital ucraniana, cidade de Kyiv.
Cresceu na cidade materna — Verkhnodniprovsk, na província de Dnipropetrovsk. Estudou na faculdade do direito da escola técnica local, trabalhou numa empresa privada como jurista, mas a pedido da mãe, neste momento trabalha para o Estado. Eduard Dyahterenko é polícia comunitário na cidade de Verkhnodniprovsk, na província de Dnipropetrovsk.






Natural do Madagáscar, David Jean-Claud Rabemanancu é cozinheiro da primeira no complexo de entretenimento “Arena” (cidade de Kyiv).
Chegou a Ucrânia em 1997. “Desde infância queria trabalhar com aviões, por isso escolhi a Universidade Nacional de Aviação, — conta David. Mas depois de não conseguir encontrar o trabalho especializado em França, onde morram os familiares, David resolveu voltar à Ucrânia, onde trabalha no restaurante da cozinha francesa em Kyiv.








Zambiano Enoque Chimbanga é professor do inglês na aldeia de Zmijivka na província de Kherson. Ele foi graduado pela Escola Técnica do Melhoramento do Solo de Nova Kakhovka, continuou os estudos na França e Holanda, trabalhou nos EUA. Mas passados alguns anos Enoque voltou à Ucrânia, a sua namorada Svitlana estava a sua espera. Depois do casamento, a família decidiu ir viver na aldeia natal de Svitlana – Zmijivka, onde Enoque é professor do inglês na escola local. Os alunos chamam o seu Professor de Enoque Ivánovych.
Natural do Burundi, Alan – Eme Hatungiman trabalha na cidade de Vinnytsia como condutor do troleicarro (ônibus eléctrico). Mais de 16 anos atrás deixou o seu país natal para obter a profissão de engenheiro – energético na Universidade Nacional Técnica de Vinnytsia. Mas não conseguiu voltar ao seu país depois de terminar a licenciatura, lá começou a guerra civil.


Fonte:
http://koreffan.livejournal.com/167319.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Super Interessante essa mat�ria. Parab�ns! Claudio - Brasil