segunda-feira, maio 22, 2006

Ucrânia na Eurovisão 2006 II



Final, dia 20 de Maio de 2006

Dia 20 de Maio, o palco da arena de desportos do complexo olímpico de Atenas viveu o final da Eurovisão, apresentado pelo cantor popular grego Sakis Rouvas e uma jornalista americana, de origem grega, apresentadora do canal A do Holywood, Maria Menounos.
Neste final participam representantes dos 24 países, apoiados pelos 10 mil espectadores presentes. No início e no fim das apresentações, cantou a vencedora do ano 2005, Helena Papariziu.

Os participantes do final:

1. Suíça – entrou com um grupo de seis simpáticas personagens (uma loira, uma morena, uma árabe, um português, um macho latino, um sujeito que copiava Jay Kay), que cantaram uma música bastante soul, qualquer coisa: “”We are the world”... Coreografia simples, mas bonita. Público não gostou.
2. Moldova – era representada pela Natalia Gordienko, uma ucraniana étnica, que canta desde os seus 15 anos. Parecida com Britney, quando era mais novinha. Canção misturava palavras como: loco, boca e pouco com inglês. Um mulato lia rap e duas dançarinas a-la “bar de marinheiros em 1989”, dançavam qualquer coisa desajeitada.
3. Israel – Eddie Butler, afro – americano convertido ao judeu, cantou Together we are one, em inglês e refrão em hebreu. Do resto, era um soul na linha dos cantores da MTV. Rapaz era acompanhado pelo grupo gospel, que alegadamente vive num dos kibutz em Israel. Música bonita, disse minha namorada...
4. Letónia – Cosmos – I hear your heart - cantaram sem o acompanhamento musical, parece que pela primeira vez na história do festival. A própria música lembrava primeiros Beatles. No fim, até apareceu um robô com inscrição “Cosmos” no peito e um balão de ar vermelho foi largado. Foram aplaudidos.
5. Noruega – Christinne, uma loira falsa, de bonito vestido branco, com um apelido e nome da música (que era da sua própria autoria), complicados. Música até era bastante bonita. Menina ara acompanhada pelos dois rapazes com violinos e três moças com micros.
6. Espanha – Las ketchap – Bloody Mary – quatro meninas de vermelho, uma deles com cara bem gasta, eram acompanhadas pelos dois dançarinos, vestidos de preto, estilo bastante skinhead.
7. Malta – Fabrizio Faniello cantou “I do” e era um galante mediterrâneo, acompanhado pelas quatro meninas com calças curtinhas de oiro.
8. Alemanha – quinteto Texas Lighting cantou em inglês “No no never” – uma menina com vestido comprido cor de rosa e quatro cowboys em tons castanhas, definitivamente arianos, com alguns cactos de plástico pelo meio. Música não era um country clássico, mas era, sem duvida, bem disposta.
9. Dinamarca – menina Sidsel, tem apenas 17 anos (parecia ser muito mais velha) e era oficialmente a concorrente mais nova neste ano. Ela cantou Twist of Love, ajudada pela coreografia das quatro meninas: duas de calças brancas e duas de saias douradas. Mais um dançarino apareceu no meio do música e deu um cheirinho do brake dance. O rapaz dançava bem. Sidesl tem uma voz forte, mas a música era apenas regular.
10. Dima Bilan – cantor do ano na Rússia cantou Never Let You Go. Ele parecia saído de algum orfanato: calças rasgadas, cara a pedir carinho... Mas cantar sabe, sem duvida. Mais um ucraniano étnico no concurso. Dançou por cima do piano e era uma coisa original. O resto roubou a coreografia aos afro – ucranianos de Black Pillers e as pétalas das rosas a cair do filme “Beleza americana”. O tradicional problema russo, é que não conseguem inventar nada de original para o consumo externo.
11. Elena Risteska – Macedônia – a cantora de 18 anos, era muito sexy de novo, mexia bem o seu corpo curvilíneo! Música “Ninanajna”, era bastante alegre, com fortes motivos balcânicos. Alguma coisa no refrão lembrava a Ruslana. Foi muito apoiada pelos adeptos turcos (que diga-se de passagem, “gostam” da Grécia, que por sua vez fiz tudo, para bloquear a independência da Macedônia durante alguns anos).
12. Roménia – Mihaj cantou em inglês e italiano. Um rapaz de bonito fato preto e cabelo cuidadosamente despenteado, lembrava Ozon, estes mestres da revolução techno, Made in Roménia dos últimos anos. Os dançarinos lembravam um grupo de street dancers. Uma junção engraçada.
13. HariMataHari – Bósnia e Herzegovina – rapaz nasceu em Sarajevo e canta desde os seus 18 anos da idade. A canção chamava-se Lejla e era cantada em bósnio. No final a Bósnia ficou em terceiro lugar com 229 pontos arrecadados.
14. LT United – Lituânia – We are the vinners – uns tipos de fatos pretos muito giros, um deles já cantou com Brian Adams, que até usaram um megafone, para gritar que já são os vencedores da Eurovisão. Música até tinha muito ritmo, muita “lata”, mas não tinha muita... letra.
15. Reino Unido – Daz Sempson – Teenage Life – um hip – hop branco, uma mistura entre Eminem e Vanila Ice, acompanhado pelas quatro meninas, vestidas em uniforme escolar. Sonhos de um pedófilo...
16. Grécia – Anna Vissi, uma diva, que trajava a camisa muito étnica cantou “Everything”, mas a música não tinha nada a ver com a Grécia, um pop europeu da qualidade com elementos da soul. Não tinha nenhum acompanhante.
17. Lordi da Finlândia cantou “Hard Rock Hallelujah” – era definitivamente uma coisa a fingir, mas bem disposta e com muita imaginação e efeitos especiais: asas de morcego, fogo de artificio, etc. No fim, inexplicavelmente, ficou em primeiríssimo lugar com 292 (!) pontos arrecadados. Europa, você ficou louca!
18. Tina Karol – Ucrânia – Show me your love, uma coreografia com certo drive, música na continuação da Ruslana. Alem disso tem peito generoso e bonito, pernas longas e também bonitas. Dançarinos recriaram a dança de corda. Mas podia-se mexer um pouco mais e não se entregou à música totalmente... Uma pequena polemica saiu na Ucrânia, pois parece que a cantora é judia de origem. Os patriotas da Ucrânia apoiaram a escolha, pois a rapariga fala ucraniano, ama e respeita o país. Assim como o seu produtor, Sr. Fishbaine. No final, a Ucrânia ficou no 7-mo lugar com 145 pontos.
19. França – intérprete com raízes alegadamente ruandesas, parecia Seline Dion, alem de definitivamente beber muito na canção francesa pop, dos anos 60 – 70.
20. Croácia – Severina – motivos musicais fortemente étnicas, assim como trajes dos dançarinos e os seus instrumentos musicais. Cantou em croata. No fim, tirou a saia e ficou com as cuecas a mostra. Tinha muito ritmo.
21. Вrian Kennedy da República da Irlanda cantou uma balada tipicamente irlandesa: Every song is a cry for love. Sabe-se que o rapaz já cantou no Broadway. Colega disse, que o tipo lhe parece o António Banders mais novo, ou algo por ai...
22. Carola da Suécia já ganhou o festival em 1991. Agora a menina brunette, com pó de arroz nas bochechas um pouco escuro, queria repetir a doze. Não valeu, pode voltar daqui a quinze anos...
23. Sibel Tüzün da Turquia cantou a Superstar. Menina com uma voz bastante grave, loira falsa, bastante corpulenta, era acompanhada por quatro matulões a-la Alexandre Frota, vestidos de preto.
24. Andre, chamado de Ricky Martin da Arménia, cantou a Without Your Love, uma canção de amor, usando os motivos fortemente étnicos. A roupa do rapaz – camisola com capuz, tinha decoração tradicional arménia. Música era bastante alegre, coreografia original (o rapaz era puxado pelas meninas pelas faixas de pano). O país pela primeira vez actuou no concurso.
Nota: Vergonha para a Mcel, pois não se conseguia mandar nenhuma SMS para apoiar a Ucrânia, quando no semi – final, usamos a Vodacom e conseguimos várias!

Obrigado à todos os países que votaram em Ucrânia:

Portugal: 12 pontos
Arménia, Belarus, Rússia: 10 pontos;
Moldova, Turquia: 8 pontos
Lituânia: 7 pontos;
Chipre, Polónia, Islândia, Israel: 6 pontos;
Andorra, Letónia, Estónia, Bósnia, Grécia, Macedônia: 5 pontos;
???: 4 pontos
Roménia, Espanha, Bulgária: 3 pontos;
Eslovénia, Finlândia, Servia, Malta, Mónaco: 2 votos;
Suécia, Irlanda, Holanda: 1 voto.

Mais sobre a representante ucraniana:

http://www.eurovision.tv/english/593.htm (em inglês)
http://www.eurovision.tv/francais/ukraine.htm (em francês)
http://1tv.com.ua/eurovision/euronews/ (em ucraniano)
http://www.eurovision.tv/english/593.htm (lírica em inglês)
Fotos: RTP Internacional e UNIAN

Sem comentários: