quinta-feira, maio 18, 2006

Gregory Hlady – ucraniano em Hollywood


Nascido aos 4 de Dezembro de 1954, na aldeia de Khorostkiv, na região de Ternopil (Ucrânia Ocidental), Gregory Hlady (Hryhoriy Hladiy), depois de terminar a escola secundária em Lviv, muda-se para a capital de Ucrânia, Kyiv, onde obtém a graduação em Instituto Teatral de Karpenko – Kariy, como actor de teatro e do cinema.
Interessado em aprender a arte de realizador, Hryhoriy inscreve-se para o curso de realizadores no Instituto Estatal de Artes Teatrais em Moscovo, onde estuda sob a tutela do talentoso realizador soviético Anatoliy Vassiliev.
Rapidamente, Hryhoriy Hladiy, torna-se um dos mais promissores actores e realizadores da ex-URSS, contudo, o seu talento não encontra aceitação das autoridades conservadores da Ucrânia soviética. Em 1989, Hladiy deixa a Kyiv, mudando-se para a capital da Estónia, cidade muito mais liberal, Tallinn. Mas já em 1990, ele assina o contracto para representar a peça teatral "Six Characters in Search of an Author", em Montreal, Canada. No novo mundo, a sua adaptação francófona, do clássico do Franz Kafka, "Amerika" troce-lhe elogios rasgados da critica em Montreal e Bruxelas. Mas foi a sua adaptação do Harold Pinter, "The Homecoming", que lhe ajudou a ganhar o Prémio da Critica “Quebec Theater Critics Award”, para melhor realização no época teatral de 1991-1992.
Alem de realizar as peças teatrais: "O Idiota" de Dostoyevskiy (Lausana, Suíça), "Exit the King" de Ionesco e "Electra" de Sófocles (Montreal), Gregory Hlady também participa nas master classes em Áustria, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e Ucrânia. Em 2000 ele juntou-se a companhia teatral de Vassiliev, para fazer o papel de Salieri em "Salieri e Mozart" em Roma. Em 2002, ele apareceu no filme do estúdio Paramount: "A soma de todos os medos", ao lado do Ben Affleck e Morgan Freeman e em 2005, fez o papel do tradutor em “Far Side of the Moon”.
Actualmente, o aclamado actor ucraniano aparece na peça teatral "The Other", da portuguesa Paula de Vasconcelos (Montreal).
Gregory Hlady fala Inglês, Francês, Lituano, Polaco, Russo e Ucraniano e vive em Montreal.

Filmografia

The Point (2006) (pós - produção) – Homem no carro cinzento
Gadkie lebedi (2006) (pós - produção) – Victor Banev
Far Side of the Moon - (2005) – Tradutor
Last Best Chance (2005) (V) – Dubrovsky
Manners of Dying (2004) – Cozinheiro
Jack Paradise (Les nuits de Montréal) (2004) – Gino O'Connor
The Iris Effect (2004) – Ivan
The Sum of All Fears - (2002) – Milinov
Neskorenyj (2000) – general Roman Shukhevych
The Red Violin - (1999) – Coat Attendant
The Assignment - (1997) – oficial da KGB
Bullet to Beijing - (1997) – Inspector da Polícia

Foto: Gregory Hlady no filme Neskorenyj (Ucrânia, 2000), titulo nos EUA “The Undefeated”

Sem comentários: