quinta-feira, outubro 14, 2010

Liberdade para Liu Xiaobo e Liu Xia!

O Comité Norueguês do Prémio Nobel atribuiu o Prémio Nobel da Paz de 2010 ao intelectual e activista dos direitos humanos da China, Liu Xiaobo, autor e organizador da Carta 08.

Embora a China comunista insiste em chamar Liu Xiaobo de “criminoso”, o seu único “crime” conhecido, pelo qual ele cumpre a sentença de 11 anos é de organizador a Carta 08, que é um manifesto assinado por oito mil pessoas para promover a reforma política e a democratização na República Popular da China. Além disso, Liu Xiaobo é conhecido pelo seu envolvimento em luta não violenta pelo respeito dos direitos humanos e liberdades individuais na China.

Sem saber como reagir ao sucedido, o Governo comunista da China colocou sob a prisão domiciliar a esposa do Liu Xiaobo, a poetisa Liu Xia, não permitindo os seus contactos com os jornalistas estrangeiros. O serviço de telemóvel de Liu Xia foi desligado mas ela consegue manter as actualizações via Twitter (a sua conta é http://twitter.com/liuxia64), embora de forma intermitente.

A imprensa chinesa ignora a atribuição do Prémio Nobel ao seu compatriota, permitindo apenas criticar a Noruega e o Comité Nobel; algo que faz lembrar a mesma postura totalitária da URSS que proibiu ao escritor soviético Boris Pasternak de receber o Prémio Nobel de Literatura em 1958. Única diferença com qual não contaram as autoridades chineses é a existência de twitter…

Traduzir as postagens da Liu Xia do cantonês para português:
http://translate.google.com/#kapt

Ler mais:
http://www.reuters.com/article/idUSTRE6971XZ20101008
http://www.publico.pt/Mundo/mulher-do-nobel-da-paz-esta-em-prisao-domiciliaria_1460379

Assinar a petição pela libertação do Liu Xiaobo:

http://www.thepetitionsite.com/1/free-the-nobel-peace-prize-laureate-liu-xiaobo


Sem comentários: