sábado, outubro 16, 2010

Covil do lobisomem na Ucrânia

Nos arredores da cidade ucraniana de Vinnytsia (na vila de Stryzhavka), no território do sanatório abandonado foi aberto ao público o museu do quartel – general Wehrwolf (Lobisomem), que Hitler usava nas suas visitas à frente Leste durante a II G. M.

O museu foi aberto no fim do mês de Agosto de 2010 e exibe a maquinaria militar restaurada pelos entusiastas do KAISA (Clube dos apreciadores dos carros antigos de Vinnytsia). Um dos projectos especiais do Clube é o restauro do tanque alemão Panzerkampfwagen VI «Tiger I», embora a sua base real é o tanque – anfíbio soviético.

O museu possui muitos adereços da época que podem ser experimentados e apalpados: é possível sentir o peso de uma metralhadora, sentar-se no selim da mota BMW R75 1940, entrar no tanque, sentindo-se o seu condutor. Por acaso, o tanque funciona mesmo!

No museu os entusiastas reuniram uma parte daquilo, que os moradores da região retiraram do quartel quando os alemães bateram em retirada em 1944. São os utensílios alemães, o material de escritório, artigos de higiene pessoal, muitos folhetos propagandísticos. É possível segurar nas mãos o ausweis (BI alemão da população ucraniana) da época.

Além dos artefactos alemães, o museu reuniu muitas fotos e cartas dos soldados soviéticos. Um jovem trouxe ao museu o fonógrafo de seu bisavô, que estava com ele durante toda a II G. M., voltando depois para Stryzhavka natal.

Neste momento o museu funciona na base do entusiasmo de algumas pessoas e precisa de financiamento e de um certo distanciamento histórico em relação ao passado. O preço do bilhete é simbólico – 20 UAH (2,52 USD / 1,79 Eur).

As ruínas do Wehrwolf

Hoje o sítio exacto do quartel Wehrwolf está preenchido pelo forte cheiro dos pinheiros. Tudo o que restou do quartel – geral do Hitler não passa dos restos do concreto e o ferro de armação rasgado.

É ideal se você chegue no local durante o tempo chuvoso e nublado. Naquele momento o concreto e metal se tornam estranhamento claros, como que se apenas ontem fossemos quebrados pelas explosões.

Única preocupação durante o passeio no antigo quartel são minas que estão em toda a parte! E claro, não esquecer a piscina do Hitler, cujo rico forro de mármore após a guerra foi usado para a construção de túmulos nos cemitérios locais.

Fontes & Fotos:
http://community.livejournal.com/ua_travels/1495609.html
http://community.livejournal.com/ua_travels/1495822.html
http://akimboyko.in.ua/2009/03/stavka_wehrwolf_vinnica

Sem comentários: