segunda-feira, janeiro 29, 2007

Moçambique torna-se Episcopado ortodoxo

País foi elevado ao estatuto de Episcopado ortodoxo



No 28 de Janeiro tive lugar em Maputo, na igreja ortodoxa grega de Arcanjo Gabriel a cerimónia de entronização do Bispo Theodoros para a cátedra de Moçambique.
Ás 9h15 de manha começou a liturgia, na qual estavam presentes cerca de uma centena de crentes, na sua maioria búlgaros, gregos e ucranianos.
Depois da liturgia, às 10h30 começou a entronização propriamente dita, quando Bispo Theodoros, vestido com todas as roupas de preceito, lia as palavras cerimoniosas, que devem ser ditas numa ocasião destas.
Já a volta de 11h30, as pessoas tiveram a oportunidade de receber a benção do novo Bispo de Moçambique, beijando a bonita cruz de ouro maciço e comendo o pão sagrado.
Desta maneira, a partir de agora, Moçambique terá uma maior autonomia em questões religiosas, porque antes, o país dependia neste domínio de cátedra ortodoxa de Zimbabwe.
O padre Georgiy (ucraniano Yuri Zolotenko), que era o pároco da igreja de Arcanjo Gabriel até a altura, neste momento prepara-se para deixar o Moçambique rumo à vizinha África do Sul, onde servirá num dos templos pertencentes ao culto grego.

Sem comentários: