sexta-feira, dezembro 17, 2010

Holodomor ucraniano em filme

O filme documental Holodomor: Genocídio ucraniano de 1932-33 foi produzido pelo estúdio FireLineStudios em 2008, baseando-se no guião do historiador Taras Hunczak e sob a direcção do realizador Bobby Liegh.
.
Holodomor ceifou mais vidas do que foram perdidas em todas as batalhas durante a Primeira Guerra Mundial. Entre sete a dez milhões de pessoas, das quais 3 milhões de crianças, morreram em 17 meses. Este filme pretende contar a sua história.

Em 1932-33, a Ucrânia, o celeiro da União Soviética e da Europa, tive uma óptima safra de trigo, mas o seu povo estava morrendo de fome. A fim de destruir a classe dos camponeses independentes e assegurar a colectivização das terras ucranianas, Josef Stalin mandou um exército cruel e bem alimentado dos militantes do Partido Comunista para confiscar todos os cereais colhidos e apreender todos os alimentos nas aldeias. Como resultado deste acto genocidário, até o final de 1933 cerca de 25 por cento da população da Ucrânia – até 10 milhões de pessoas, incluindo três milhões de crianças – haviam morrido.

Em face do terror, os ucranianos tinham pouca possibilidade de escapar ao destino terrível, fugindo para um outro lugar. As viagens foram proibidas aos ucranianos, para mantê-los confinados à uma prisão de fome dentro de suas próprias aldeias. Até hoje, o governo russo insiste em negar a ocorrência deste genocídio, perpetuando “a maior mentira, segredo melhor guardado”.
.

Sem comentários: