quinta-feira, dezembro 16, 2010

Confrontos no parlamento ucraniano

Hoje, cerca das 19h00 (hora de Kyiv), no Parlamento ucraniano se iniciaram os confrontos físicos massificados entre os deputados do Bloco da Yulia Tymoshenko (BYUT) e do Partido das Regiões (PR – a base governamental).

Os deputados do BYUT bloqueavam a tribuna e a mesa do Presídio do Parlamento (Rada Suprema), exigindo a cessação das repressões políticas conta a sua líder, ex-Primeira – Ministra da Ucrânia, Yulia Tymochenko.

Mas um grupo de cerca de 40 deputados do PR conseguiu se introduzir no Presídio, onde imediatamente atacou os deputados do BYUT (cerca de 30 pessoas), usando as cadeiras como as armas de arremesso.

Como escreve no seu twitter o deputado do BYUT Andriy Shevchenko (sem nenhuma ligação ao futebolista), antes do ataque dos bandidos, digo deputados do PR, foi desligada a luz na sala do plenário.

Em resultado do confronto, vários deputados do BYUT sofreram as lesões graves: o deputado Volynets tem a cabeça partida, estava a sangrar; deputado Bondarenko tem o braço partido (foi levado para hospital pela ambulância).

Simplesmente animais. Todas as mesmas caras. Da próxima, os deputados do PR vão atacar com as facas”, – acrescentou deputado.

Devido às tenções políticas, hoje o parlamento ucraniano não se reuniu em secção plenária, os deputados do BYUT manifestam a intenção de permanecer no edifício do Parlamento durante a noite, – escreve blogueiro ucraniano Kotyhoroshko.

Twitter do deputado Andriy Shevchenko: http://twitter.com/ashevch (em ucraniano).

UPD: A oposição deixou o edifício do Parlamento…

***

Durante o dia de hoje, Yulia Tymochenko se reuniu com os embaixadores dos países da União Europeia e teve um encontro particular com o Chefe da Representação da EU na Ucrânia, o português José Manuel Pinto Teixeira.

Yulia Tymoshenko chamou a atenção dos europeus sobre o ataque contra a democracia e as perseguições dos oponentes políticos, perpetuados pelo poder ucraniano.

Yulia Tymoshenko também classificou como “caça política às bruxas”, a abertura de um processo criminal contra ela. O Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia abriu um processo criminal que tem como a base a acusação do uso indevido de fundos que Ucrânia obteve com a venda de quotas de emissão de carbono sob o Protocolo de Kyoto.

As autoridades continuam o terror sistemático contra a oposição, sem qualquer respeito pela Lei ou Constituição. Eu só fui informada pelo investigador do que o processo criminal foi aberto contra mim, pessoalmente, por supostamente gastar os fundos ambientais para o pagamento de pensões durante a crise”, disse Yulia Tymoshenko, hoje, após o seu questionamento no Gabinete do Procurador-Geral.

Eles pretendiam me acusar e impedir de sair em liberdade, mas eles não têm o direito de fazê-lo nos termos da legislação processual, sem a presença de um advogado,” acrescentou Yulia Tymoshenko.

1 comentário:

Боживу disse...

Відео про бійку тут — http://www.pravda.com.ua/articles/2010/12/16/5683100/

Стаття про бійку тут — http://lb.ua/news/2010/12/17/78262_Stervyatniki.html, а переклад тут —
http://bozhyvu.blogspot.com/2010/12/blog-post_9900.html

Подробиці бійки тут — http://www.pravda.com.ua/news/2010/12/17/5687432/