quinta-feira, junho 03, 2010

Porque eu amo a Geórgia?

A TV ucraniana STB fez uma reportagem genial, mostrando como funciona o Bureão de Informação Técnica (Ucrânia) e a Chancelaria dos Registos Públicos (Geórgia), organismos estatais que zelam pelo registo da propriedade privada dos cidadãos (moradias, terrenos, etc.).

Infelizmente a reportagem não tem nenhuma tradução, por isso quem não falar ucraniano ou russo, só poderá contemplar as imagens. Mas acredito que estas imagens falam por si.

O registo da propriedade na Geórgia demora um dia (se tiver todos os documentos em ordem), quando este registo é terminado, o cidadão é avisado via SMS no seu telemóvel.

Além disso, o espaço físico da Chancelaria na Geórgia é notável pela sala e corredores largos; 10 guichés a funcionarem; ausência de filas de espera; arquivo digitalizado; uso de novas tecnologias e da Internet.

Na Ucrânia, o processo do registo, com todos os papeis em ordem demora cerca de um mês.

O Bureão ucraniano é facilmente distinguido pelos corredores e gabinetes estreitos; filas intermináveis; uma fila especial apenas para receber a senha (4 senhoras que só emitem as senhas) que lhe dá o direito a entrar na nova fila; arquivo do século XIX.

Vocês ainda têm perguntas porque eu amo a Geórgia?
.
Obrigada a blogueira mentbuster

Ver vídeo no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=DaEn_kCgSSc


Bónus:
As fotografias do Jens Olof Lasthein (Suécia), vencedor do Concurso de fotografia Leica Oskar Barnack de 2010 “Esperando pelo futuro – as fotografias da Abecásia” (Waiting for the future – pictures from Abkhazia).

2 comentários:

Pepe444 disse...

Otimo blog mundo bom para os ucranianos que vivem em africa

Este é o meu blog se quiser dar uma visita :) >>> http://artmusicblog.blogspot.com/

Jest nas Wielu disse...

Oi,

O seu blogue também é super, aproveitei ouvir mais uma vez os turcos da MaNga. Proponho trocar os banners entre as nossas páginas. O meu banner podes encontrar na página frontal do blogue. Caso concordares, logo que o meu banner aparecer na sua página, colocarei o seu.

Abraço,
JNW

p.s.
Não aprovamos o grafismo colonial russo, por isso usamos os nomes originais, tal como a Belarus e a Moldova estão registados na ONU.