sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Morreu Yaroslav Dashkevych

No dia 25 de Fevereiro, aos 84 anos de idade, morreu o famoso historiador ucraniano, Yaroslav Dashkevych, um dos fundadores do Centro dos Estudos do Movimento de Libertação (da Ucrânia).

Doutorado em História, Yaroslav Dashkevych nasceu em 1926 em Lviv. O seu pai, Roman Dashkevych, destacava-se como activista político e social ucraniano, era o chefe da sociedade desportiva “Luh”, tenente – coronel dos Atiradores Ucranianos de Sich, mais tarde tenente – general do exército da República Popular Ucraniana (UNR). A sua mãe também fazia parte das unidades femininas de Atiradores Ucranianos de Sich.

Yaroslav Dashkevych escreveu mais de 1.000 trabalhos históricos, em 1996-1997 ele chefiava a Comissão dos peritos das ciências históricas da Academia das Ciências da Ucrânia. Dashkevych também foi um dos fundadores do Centro dos Estudos do Movimento de Libertação (Exército Insurgente Ucraniano e outras formações nacionais que lutavam contra Alemanha Nazi e a URSS Soviética), era membro do Conselho Directivo do Museu Nacional de Memória das Vítimas dos Regimes de Ocupação “Cadeia na rua Lonckoho” (http://www.lonckoho.lviv.ua/).

Yaroslav Dashkevych será sepultado em Lviv, no cemitério de Lychakivske.

Fonte:
http://unian.net/rus/news/news-364715.html

p.s.

Conheci pessoalmente Yaroslav Dashkevych em uma conferência histórica em Kyiv, onde alguém lhe fez a pergunta difícil e até provocatória:

– Diga, por favor, o que acha do slogan “Ucrânia para os ucranianos”. Parecia um slogan xenófobo e o auditório “gelou” por instante. Apenas Yaroslav Dashkevych ficou absolutamente calmo, respondendo desta maneira: “Meu caro, nos últimos 400 anos Ucrânia era para os não ucranianos. Acha que é uma boa ideia?” Ninguém teve qualquer argumento a contrapor.

Sem comentários: