terça-feira, março 28, 2006

Laranja ganha fora da Ucrânia


Eleições na Ucrânia: emigrantes salvam a honra da Nação. Emigração 1:0 Ucrânia

Resultados preliminares das eleições na Ucrânia, mostram que apôs a contagem dos 72,12% dos votos, o partido das regiões do V. Yanukovich reune ligeiramente a maior fatia dos votos, mas os partidos que nas eleições presidenciais de 2004 formaram a coligação laranja e derrotaram o ProFFessor Yanukovich, contabilizam, em conjunto, as maiores simpatias do eleitorado ucraniano.

Resultados preliminares:

Partido das Regiões – 30,16%, no segundo lugar Bloco de Yulia Timoshenko – 22,42%, dos votos, na terceira posição Bloco "Nossa Ucrânia" (de Viktor Yushenko) – 15,22%, depois vem o Partido Socialista com – 6,26%, o Partido Comunista com 3,55%. Bloco Popular (do chefe do Parlamento Volodymyr Lytvyn) têm 2,51% dos votos, não passa a barreira de 3% e não entra no Parlamento.
67,1% dos eleitores (24 milhões e 360 mil cidadãos) exerceram o seu direito e foram votar nestas eleições, que é um número menor, comparado com as eleições presidenciais de 2004, onde participou 75% da população ucraniana com direito à voto. Ainda 1,75% dos cidadãos votaram contra todos os partidos.
Mas nos circúitos eleitorais fora da Ucrânia, a situação é bem diferente, assim, depois de apurar 85,34% dos buletins de voto, os resultados preliminares são:
Bloco "Nossa Ucrânia" (de Viktor Yushenko) – 41,51%, Partido das Regiões – 19,94%, Bloco de Yulia Timoshenko – 17,43%, PORA-PRP (juventude pró – laranja) – 4,55%, Partido Socialista com – 2,10%, os restantes partidos não passam a barreira de 3% e não entram no Parlamento. 1,86% dos cidadãos votaram contra todos os partidos.

Blogger: embora média ocidentais falam em derrota do Presidente Yuschenko, não é certo que têm a razão. Os três partidos laranja (Nossa Ucrânia + Bloco Y. Timoshenko + PS) têm cerca de 45% dos votos, enquanto Yanukovich + PC têm obteve apenas cerca de 33%. Por isso, Yanukovich para a semana passa ao seu lugar habitual, ao do político completamente marginal e uma nova velha coligação laranja governará o país rumo a União Europeia e NATO, se Deus quiser.
Agora, dizem que os ucranianos ficaram desiludidos. Não é verdade, nem tão pouco! Ficaram desiludidos os milhões de pequenos burgueses que habituaram-se ao Estado – providência e que não querem fazer rigorosamente NADA, para melhorar a qualidade das suas vidas. Ora, olhamos para as diferenças da votação na Ucrânia e no estrangeiro. Na Ucrânia o Partido das Regiões – obteve 30,16% e o Bloco de Yulia Timoshenko – 22,42%, enquanto no estrangeiro o Bloco "Nossa Ucrânia" obteve – 41,51% e Partido das Regiões apenas 19,94%. Porquê? Porque na Ucrânia há muita gente que quer ter emprego e não quer trabalhar e no estrangeiro vivem as pessoas que lutam com todas as suas forças para melhorar a sua vida e dos seus. Sem espera das ajudas preciosas do Estado. Sem lamurias e sem pedinchar os subsídios disso e daquilo. Verdadeiros heróis do tempo moderno. Os gloriosos emigrantes ucranianos!

P.S. O concurso das melhores piadas do dia 1 de Abril foi ganho pelo presidente russo V. Putin, que outra vez ligou para Yanukovich, para felicita-lo com a vitoria nas eleições.

Fonte 1: http://www.unian.net/ukr/
Fonte 2: http://www.cvk.gov.ua/vnd2006/w6p001.html

Sem comentários: