sexta-feira, agosto 19, 2005

O início do fim da URSS

Golpe de Estado que desentegrou a URSS, aconteceu 14 anos atraz

Dia 19 de Agosto de 1991, foi marcado por Golpe de Estado em Moscovo. “Gang dos Oito” chefes do PCUS, tinha como objectivo retirar o poder dos mãos de Mikhail Gorbachev e reconstruir uma URSS, mais dura possível. Gorbachev passou três dias (de 19 de Agosto até ao dia 21) numa dacha na Crimeia, quando Boris Yeltsin estava entrincheirado em Moscovo, defendendo a “Casa Branca”, o Parlamento russo. Várias milhares de pessoas, foram defender o edifício, entre eles “Centena ucraniana”, composta por ucranianos residentes em Moscovo e outras regiões da Rússia.
Em 24 de Agosto de 1991, com o fracasso do Golpe, a Ucrânia se desligou da URSS, pretendendo afastar-se para sempre do passado colonial e declarou sua Independência, que é aprovada em plebiscito pela população à 1 de Dezembro de 1991, obtendo o reconhecimento internacional.
Embora todos acreditavam, que poderiamos viver em paz com o nosso vizinho, alguns dias mais tarde, o porta – voz de Yeltsin, afirmava que: “Rússia não poderá garantir a integridade territorial aos países que proclamam a Independênca”. E mais tarde, já no início de 1992, na Rússia vence o slogan: “Yeltsin, obriga os ucranianos alimentar a Rússia”.
Era o fim da Guerra Fria e o começo da Paz Quente.

Sem comentários: