domingo, março 27, 2005

Notícias curtas da Ucrânia

Começou a venda dos bilhetes para o festival Eurovisão 2005

Começou no dia 21 de Março, em Kyiv, a venda dos bilhetes para o quinquagésimo festival europeu da canção – Eurovisão 2005.
O produtor geral do concurso na Ucrânia, director do Departamento das relações exteriores da Companhia Nacional de Radiotelevisão, Pavlo Grytsak, disse que 11 tipos de bilhetes já estão à venda. Os preços variam entre €10 à €200.
Neste ano, o festival Eurovisão contará com a petrificação garantida dos 40 países e terá o lugar no dia 21 de Maio de 2005.
A Ucrânia será representada pelo grupo Greenjolly com a canção “Razom nas bahato”, que foi o hino da Revolução Laranja (embora o texto será traduzido para o inglês e alguns referências políticas, retirados do texto da nova letra).

Museu da Guerra Fria na Ucrânia

Empresa de arquitectura britânica, a Wintersgill, será a responsável de transformar a base secreta dos submarinos da frota do Mar Negro na localidade de Balaclava, na península ucraniana de Crimeia. O projecto será financiado pela BESO, organização que apoia os países em desenvolvimento.
Pela informação disponível, a base só é acessível pelo canal submerso, protegido pelas placas de titânio de cerca de 6 (!) metros, que deviam garantir a sobrevivência da base, mesmo no caso do ataque por bomba atómica até 100 megatoneladas.

Yulia Timoshenko – mulher do ano na Ucrânia

O Prémio nacional, “Mulher do ano 2004”, recebeu a Primeira – Ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko e campeã olímpica de natação, Yana Klochkova. A cerimonia de entrega dos prémios, ocorreu com pompa e circunstância na capital ucraniana, Kyiv.
O “Desportista do ano” foi nomeado pugilista Vitaliy Klichko. “Criador do ano” foi a vencedora do festival Eurovisão 2004, cantora Ruslana Lyjychko. “Actor do ano” foi o Oleksiy Bohdanovych, antes já “Actor de mérito da Ucrânia”. Em nomeação do “Jovem talento do ano”, destacou-se a jovem cantora Alina Grossu. “O líder regional do ano” foi Serhiy Kunitsyn, presidente do Conselho dos Ministros da Crimeia. No campo empresarial, foram destacados: “Financista do ano” – presidente do banco “Nadra” Ihor Hilenko e o “Empresário do ano” – chefe do Conselho da Administração da Sociedade por Quotas Fechada, “Companhia de Investimentos século XXI”, Lev Parchalidze. Jornalista do ano das média electrónicos” foi o Anatoliy Borsyuk, do canal privado "1+1".

Homem mais idoso da Ucrânia, celebrou os 114 anos

O cidadão mais velho da Ucrânia, celebrou os seus 114 anos. Grygoriy Nestor, morador da aldeia Stariy Yarychiv / Старий Яричів, na província de Lviv, nasceu em 1891 e possui os documentos oficiais, que provam isso.
Senhor Grygoriy acredita, que conseguiu chegar até essa idade por causa dos diversos factores: ele não fuma, não bebe e até ajuda em trabalhos domésticos à sobrinha, vivendo na sua família. Senhor Nestor também se interessa pela política, assina alguns jornais e gosta de ver notícias na TV. Alem disso, Grygoriy Nestor nunca foi casado, e acredita que a ausência da esposa e dos problemas de vida conjugal, contribuíram para a sua saúde física e mental.
Mas a vida do Sr. Nestor nunca era fácil, ele presenciou a Primeira e Segunda guerra mundial, repressões colonialistas polacas e russas, fome e perca dos familiares directos. Em 1945, durante a operação “Wisla”, milhares de famílias ucranianas, foram deportadas das terras milenares ucranianas de Cholmszczyna, Pidlasie e Lemkiwszczyna, pelo o exército polaco para à Ucrânia Ocidental, (Galiza). Já na Ucrânia, Sr. Nestor foi incomodado pela a NKVD, que o acusava de ajudar aos combatentes do Exercito Insurgente Ucraniano (UPA), que combatia os bolcheviques entre 1942 e 1956. Mas Grygoriy Nestor nunca queixa-se, ele diz que sente-se melhor do que muitos, dos que tem apenas 40 anos.Neste momento, na região de Lviv, vivem cerca de 20 pessoas com mais de 100 anos de vida. Alguns ONG’s e a Administração Estatal de Lviv, já iniciaram a criação de um fundo de beneficência especial, para ajudar aos pensionistas – macróbios.

Acidente aéreo na Tanzânia

No dia 23 de Março em Tanzânia, perto da cidade Mvanza, situado junto ao lago Victoria, caiu um cargueiro IL – 76. O corpo do avião, afundou-se no lago, apenas as partes das asas ficaram na superfície. Oito pilotos do avião, são desaparecidos. O aparelho pertencia à empresa de Moldova “Airtrans incorporation”, embora o secretário de imprensa da Administração Estatal da aviação civil de Moldova, Viktor Zaporojec, afirmou que avião pertencia à companhia aérea ucraniana “Aviasnab” ("Авiаснаб"). Mas a televisão ucraniana ICTV, citando o Departamento das investigações dos acidentes aéreos do Ministério dos Transportes e Comunicações da Ucrânia, afirmou que na Ucrânia simplesmente não existe a empresa com este nome.

Fonte: ProUA

Sem comentários: