quinta-feira, dezembro 10, 2009

Tanques ucranianos para Iraque

A Ucrânia assinou o contracto mais caro da sua história, para a fabricação e o fornecimento de tanques e blindados ao Iraque, no valor de 2,4 biliões de USD.

Do lado ucraniano, o contracto foi assinado pela Corporação Estatal Ukrspetsexport (que se especializa na importação e exportação do produtos e serviços militares e paramilitares) e pelo Ministro interino de Economia, Sr. Ihor Umanskiy.

A Corporação não comenta o acordo por causa de sua confidencialidade, mas se sabe, que este será assegurado pela estrutura afiliada do Ukrspetsexport, a empresa estatal “Progres”, que no início dos anos 1990, executou o anterior grande contracto dos armeiros ucranianos – o fornecimento de 320 tanques T-80UD ao Paquistão.

Este contracto garantirá o trabalho durante próximos anos ao Bureao de Construtores Morozov de Kharkiv e aos cerca de 80 outras fábricas ucranianas de armamento. Além disso, na fabricação dos tanques serão necessários os componentes electrónicos e os produtos de maquinaria de alta precisão.

Os EUA concederam ao Iraque a quantia de 3 biliões de USD para a modernização do seu exército. O actual contracto assegurará, que cerca de 85% deste montante irá beneficiar a economia ucraniana.

Fonte:
http://gazeta.ua/index.php?id=319241

2 comentários:

Bogdano disse...

O Brasil talvez também comprará: http://www.interfax.com.ua/eng/main/26986/

Jest nas Wielu disse...

Será vantajoso para todos, o tanque tem um bom aspecto, somos países amigos, etc. A Índia tradicionalmente compra os MIG’s russos e nos últimos 20 anos viu cair (!), sim, cair, fora de combate 265 aviões (dai o seu nome de código, “caixão voador”):
http://www.lenta.ru/news/2009/12/03/mig/