quarta-feira, dezembro 07, 2005

Moçambique: Dia Internacional de Direitos Humanos

Liga Moçambicana de Direitos Humanos e Social Watch farão o lançamento do Relatório Internacional sobre o cumprimento das Metas do Desenvolvimento do Milênio.

Esta atividade organizada e coordenada pela Liga Moçambicana de Direitos Humanos, terá lugar no dia 9 de Dezembro no auditório do Hotel Íbis em Maputo pelas 08h30 e enquadra-se nas celebrações do dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro.
Para compor a mesa estão convidadas diversas individualidades governamentais e não governamentais, incluindo agências das Nações Unidas, representantes da sociedade civil, intelectuais e políticos.
A Social Watch é um movimento comprometido a acompanhar e a reportar sobre a implementação por parte dos governos e das organizações internacionais dos compromissos por si assumidos no ciclo social da ONU, concretamente na Cúpula de Desenvolvimento Social em Copenhague e na Conferência da Mulher em Pequim.
Os resultados desse monitoramento têm sido apresentados em relatórios anuais da Social Watch, que neste ano de 2005 tem como titulo “Rugidos e Sussurros”, em inglês e espanhol.
Este relatório sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio está sendo lançado na sua décima edição, englobando a realidade social de cerca de 50 países nos seguintes aspectos: o desenvolvimento humano, os níveis de pobreza e a questão do gênero.
Esta edição é de extrema importância para Moçambique, por ser a primeira vez em que o país participa com um relatório da sociedade civil sobre a realidade nacional, embora as metas do milênio tenham sido estabelecidas há cerca de 10 anos.
Pretende-se com este evento promover o debate em torno da questão relacionada com a implementação das Metas de Desenvolvimento do Milénio, envolvendo as mais diversas áreas de actuação, de saber e de reflexão no país.
Pretende-se também, a partir deste lançamento, mobilizar a sociedade civil a participar na apresentação de propostas concretas para a implementação dessas metas.
Embora os Estados apresentem planos e relatórios muito bem intencionados na luta contra as desigualdades e na erradicação da pobreza, a sociedade civil pouco se tem mobilizado, para o efeito as conferências internacionais tiveram um papel muito importante na mobilização dessa sociedade o que mais tarde gerou iniciativas como o Fórum Social Mundial e a Chamada Global para a Ação contra a Pobreza, espaços onde tem sido possível examinar com mais profundidade e persistência o desempenho dos governos na concretização das metas sociais apresentadas nas conferências, bem como formular propostas mais avançadas no ataque as causas da pobreza e da desigualdade em todos os aspectos.
Assim o lançamento deste relatório no nosso país representa o nosso cometimento com a causa social, representa o nosso compromisso como sociedade civil forte e organizada em contribuir na implementação dessas metas e na apresentação de relatórios anuais sobre a matéria.
Com certeza esperamos que o próximo relatório seja mais abrangente e apurado tendo em conta que a contribuição de cada organização representada no lançamento se fará sentir no sentido de contribuir na implementação dessas metas.

MARIA ALICE MABOTA,
PRESIDENTE DA LDH

Liga Moçambicana de Direitos Humanos
Av. Maguiguana 2219 R/C
Telefone: + 258 21 405951/ 21 401256
Fax: + 258 21 406022

Sem comentários: