sábado, abril 02, 2011

Brasileira ganha a Olimpíada da língua ucraniana


A ucraniana – brasileira Edina Smaga, a estudante de relações internacionais da Universidade Nacional Ivan Franko em Lviv ganhou o primeiro lugar na Olimpíada Nacional da língua ucraniana (para os estrangeiros), que teve lugar em Donetsk nos dias 14-16 de Março de 2011.


A Olimpíada teve duas etapas: testes de gramática (interpretar por escrito o texto escutado) e o concurso oral (apresentação de um tema seleccionado perante o júri).

No Brasil eu tive um sonho – conhecer a terra de meus antepassados. Eu queria ver de perto a sua história, cultura e tradições e queria sentir isso tudo com o meu coração, aprender a língua que falavam. Estava ansiosa para voltar à origem da minha família, às suas raízes. Cheguei a perguntar a mim mesmo: será possível fazer a escolha melhor do que vir para a cidade de Lviv” – Edina explica a sua escolha pela Universidade Nacional Ivan Franko.

Edina faz parte do primeiro grupo de 10 estudantes que seguiram para Ucrânia inseridos no programa de bolsas concedidas pelo Governo da Ucrânia à comunidade ucraniana – brasileira, estuda Relações Internacionais. Em preparação está o seu trabalho do fim de curso: “As Relações entre o Brasil e a Ucrânia”.

Fonte:



Bónus


Hoje foi ao ar na Ucrânia no canal televisivo INTER um programa sobre a comunidade ucraniana do Brasil. Cem anos atrás eles foram para o além-mar em busca da felicidade e do destino; criaram no Brasil um mundo especial. Seus netos e bisnetos falam ucraniano e se consideram “nossa gente”.


http://inter.ua/uk/video/program/nashi/2011/04/02/brasil


Este é o país do samba, sol e animais selvagens, e neste paraíso na terra vivem cerca de 400 mil dos nossos compatriotas. Como Olexander que veio ao Brasil em busca de um sonho se aventurou até o Rio de Janeiro? Como recebeu os jornalistas ucranianos a escritora Vira Vovk? O que de interessante poderá contar o lutador contra a ditadura brasileira, o professor Vittorio Sorotiuk?

Sem comentários: