quarta-feira, dezembro 09, 2009

Lula na Ucrânia II

Durante a sua estadia em Kyiv, o Presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da Ucrânia, Victor Yushchenko, assinaram a Declaração conjunta de 33 pontos, os mais importantes dos quais são os seguintes:

TEMAS INTERNACIONAIS

5. Victor Yushchenko confirmou o apoio da Ucrânia para que o Brasil integre como membro permanente, um Conselho de Segurança ampliado. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu reconhecimento por esse importante apoio. Agradeceu ainda à parte ucraniana pelo apoio à candidatura do Brasil a assento eletivo do CSNU, para o mandato 2010-2011 e assegurou à Parte Ucraniana o apoio do Brasil à candidatura da Ucrânia a membro não-permanente do CSNU no período de 2016-17.

TEMAS BILATERAIS

13. O Presidente da República Federativa do Brasil e o Presidente da Ucrânia congratularam-se pela intensificação das relações bilaterais em diferentes áreas. No que diz respeito à área espacial, reafirmaram o compromisso com a parceria em curso para o lançamento do veículo Cyclone-4, pela empresa binacional "Alcântara Cyclone Space", a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Estado do Maranhão, empreendimento considerado de importância estratégica para os dois países.

26. Os Presidentes da Ucrânia e da República Federativa do Brasil concordaram quanto à importância de manter viva a memória das vítimas do Holodomor, ocorrido nos anos de 1932-33. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seus sentimentos de solidariedade por todas as vítimas daquele trágico acontecimento.

27. Ao recordar o elo humano da imigração que une os dois países, os dois Presidentes expressaram seu apoio às atividades da comunidade ucraniana no Brasil e da comunidade brasileira na Ucrânia, como importante forma e preservação e enriquecimento da cultura e das tradições de ambos os países e do caráter multinacional das sociedades brasileira e ucraniana. Reafirmaram seu apoio às comemorações, em 2011, num e noutro país, dos 120 anos da imigração ucraniana para o Brasil.

32. O Presidente Lula da Silva recebeu com interesse do Presidente Victor Yushchenko a comunicação da candidatura da Ucrânia ao status de Observador Associado junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que será examinada até a próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade (Luanda, 2010).

33. O Presidente Victor Yushchenko e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressaram grande satisfação com os resultados da visita e a intensificação do diálogo no mais alto nível entre Ucrânia e Brasil. Reafirmaram ainda o compromisso de continuar trabalhando pelo incremento do relacionamento bilateral para o mútuo benefício dos povos dos dois países. Com esse espírito, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o Presidente da Ucrânia a visitar o Brasil em 2010, em data a ser acordada pelos canais diplomáticos.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil

Victor Yushchenko
Presidente da Ucrânia

Obrigado ao: Volodymyr Lákomov, Vitorio Sorotiuk e Guto Pasko

Sem comentários: