sábado, agosto 22, 2009

Recordar o pacto Molotov – Ribbentrop

Amanha, no dia 23 da Agosto, a Europa irá recordar o 70º aniversário da assinatura do tristemente famoso Pacto Molotov-Ribbentrop, acto secretamente negociado entre a Alemanha nazi e a URSS comunista, que dividia o velho continente entre estas duas potências totalitárias.

Proponho ouvir a canção patriótica finlandesa “Njet, Molotoff” (Não, Molotov), escrita em 1942 e dedicada aos acontecimentos da Guerra soviético – finlandesa de 1939 – 1940. A canção faz a troça das tentativas falhadas da URSS de invadir e ocupar a Finlândia. O principal alvo da troça é o ministro Molotov, que é comparado com Bobrikov, Governador – Geral czarista da Finlândia, conhecido pela sua brutal política de russificação forçada. Ele foi eliminado em 1904 por nacionalista finlandês nascido na Ucrânia, Eugen Schauman.

O autor da melodia é Matti Jurva, os co-autores da lírica – Tatu Pekkarinen e Robert von Essen.

Escutar a música original no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=-GFAagvV6mY

A tradução inglesa:
http://www.youtube.com/watch?v=RjjWSNTDVWc
Mais uma versão da canção finlandesa “Njet, Molotoff”
http://www.youtube.com/watch?v=wAxLAzHTuj8

p.s.
Futebol. Embora a equipa que ocupa no campeonato ucraniano a 11ª posição, FC Vorskla Poltava, foi ”superbamente e fantasticamente” (comentários da RTPi), vencida pela SLB por 4:0, para já, as outras equipas ucranianas conseguiram mostrar na Europa a sua garra: SK Sturm Graz 1:1 FC Metalist Kharkiv; FC Metallurg Donetsk 2:2 FK Austria Wien; Sivasspor 0:3 FC Shakhtar Donetsk.

Sem comentários: