quinta-feira, março 03, 2011

Ucranianos na Líbia: reféns dos rumores

Cerca de 1500 ucranianos ainda se encontram em diferentes cidades da Líbia, sem a possibilidade real de sair do país atingido pela forte convulsão social.


O médico ucraniano Timur Myrniy que trabalha em Bengazi conta que durante vários dias se esconde no seu apartamento sem sair à rua. Outras profissionais também não vão trabalhar pois não está muito claro quem irá pagar os seus salários. Na cidade continuam a viver cerca de 60 ucranianos. Há quem conseguiu sair, mas não se sabe como e para onde se dirigiu. Outros ainda chegaram ao porto de Bengazi e foram evacuados pelo mar.


Timur também conta que tentou chegar ao ponto da evacuação, mas foi interceptado pelos populares que o obrigaram voltar, ameaçando com o fuzilamento, caso tente sair da cidade. O médico teme que poderá ser obrigado a trabalhar sem nada a receber em troca. Timur Myrniy diz que cerca de 40 ucranianos não conseguem sair da Líbia porque simplesmente não tem o dinheiro para chegar até o aeroporto ou ferry próximo...


Os ucranianos temem sobremaneira os rumores segundo os quais Gaddafi está reunir o exército para iniciar a ofensiva contra Bengazi. O “cão raivoso do Médio Oriente”, Gaddafi ameaçou várias vezes de queimar Bengazi totalmente, os ucranianos receiam de sofrer as consequências da irra do ditador.


A pediatra ucraniana, Lyubov Harmash, que está em Tripoli conta que a cidade está razoavelmente calma, mas esporadicamente estão se ouvir os disparos das armas ligeiras. Em resultado, o seu hospital recebe em média 6 – 9 feridos e 2 mortos por dia. Antes, este número chegava às dezenas, escreve o jornalista Oleksander Fedchenko na edição on-line do diário KP da Ucrânia.


Em termos militares, os insurgentes conseguiram derrotar as forças pró – Gaddafi que atacaram a cidade de Misurata, 184 km ao leste da capital. Durante os confrontos um caça MIG atacou a estação da rádio local, mas foi atingido pelo fogo da defesa antiaérea dos insurgentes. O piloto catapultou-se e foi capturado pelos populares, noticia o diário on-line Tripoli Post.


A imprensa cor-de-rosa ucraniana também informou com o grande destaque que a enfermeira pessoal do Gaddafi, a ucraniana Galyna Kolotnytska voltou à Ucrânia e eventualmente irá viver no apartamento recém – adquirido no centro da cidade – satélite de Kyiv – Brovary.


Líbios vs aviões do Gaddafi

Sem comentários: