sexta-feira, março 05, 2010

Em defesa do Stepan Bandera!

A página Serviço Informativo Ucraniano, lançou a Petição ao Parlamento Europeu em defesa do Stepan_Bandera, líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), assassinado em 1959 na Alemanha Federal pelo agente do KGB.
A petição será entregue ao presidente actual do parlamento Europeu, Jerzy_Buzek e a deputada polaca, promotora da resolução anti – ucraniana, Lena Kolarska-Bobinska.

Apelação aberta dos ucranianos aos deputados do Parlamento Europeu sobre a difamação do bom-nome do Stepan Bandera, contida no texto da Resolução do Parlamento Europeu sobre a situação na Ucrânia de 25 de Fevereiro de 2010.
Nós, os ucranianos, os cidadãos da Ucrânia e outros países, expressamos o nosso protesto contra o ponto # 20 da Resolução sobre a situação na Ucrânia, datada de 25 de Fevereiro de 2010, em que o Parlamento Europeu “lamenta profundamente” a decisão do Presidente cessante da Ucrânia, Victor Yushchenko, a condecorar, ao título póstumo Stepan Bandera, líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), com a distinção de Herói da Ucrânia e recomenda que o novo presidente, Victor Yanukovych reconsidere a decisão de seu antecessor. Além disso, este documento oficial do mais alto órgão legislativo da União Europeia acusa, sem o motivo justificado, Stepan Bandera, de ser colaborador dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
Acreditamos que a decisão do Parlamento Europeu é historicamente errada e é baseada em desinformação sobre a chamada “colaboração” entre a OUN e o Terceiro Reich, espalhada pela propaganda soviética.
Em 30 de Junho de 1941, Stepan Bandera e seus colegas anunciaram a proclamação de Estado ucraniano independente em Lviv, contra a vontade da Alemanha de Hitler. Por este acto, eles foram assassinados ou encarcerados em campos de concentração nazistas. Bandera estava preso no campo de Sachsenhausen. Seus irmãos Oleksandr e Vasyl foram mortos no infame campo de Auschwitz. O movimento de libertação nacional liderado pelo Bandera, lutou pela independência da Ucrânia contra os bolcheviques e contra os ocupantes nazis. Nem a OUN chefiada pelo Bandera, nem o Exército Insurgente Ucraniano (UPA), são mencionadas no veredicto do julgamento dos criminosos de guerra do Grande Tribunal Militar Internacional em Nuremberga.
A opinião expressa pelo Parlamento Europeu sobre Stepan Bandera é um insulto a milhões de ucranianos que morreram ou que sofreram as repressões pela sua luta pela a liberdade e a independência.

Pedimos a vocês que revejam o conteúdo desta resolução tendenciosa. Quando o Parlamento Europeu emite tais declarações, a própria ideia de integração europeia é desacreditada entre os seus apoiantes na Ucrânia, que, como patriotas, consideram Stepan Bandera um verdadeiro herói nacional.

Assinar a petição:
http://www.petition.org.ua/?action=view&id=251148

p.s.
Comprar a insígnia comemorativa dedicada à memória do Stepan Bandera, preço 35 UAH (3,57 Eur). Local de compra: Kyiv, rua Yaroslaviv Val, № 9, Serviço Informativo Ucraniano, Tel. +380 44 279 81 33, e-mail: uis-center pesyk ukr krapka net

Sem comentários: